O saque-aniversário do FGTS é uma nova modalidade proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Por meio dele é possível que os trabalhadores tenham acesso anual a até 50% do seu fundo de garantia. O pagamento é liberado no mês de aniversário do trabalhador e deve ser feito entre os dias 1 e 10.
Desde o mês de outubro a opção passou a entrar em vigor. Os interessados em aderi-la devem acessar o portal do FGTS para registrar a mudança.
O procedimento é fácil e pode ser feito todo online, sem precisar comparecer a alguma agência da Caixa Econômica. Entretanto, é preciso ficar atento as vantagens e desvantagens da proposta.
Notícia relacionada: Saque imediato do FGTS: fim do calendário, mas saque continua
Em caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador não poderá mais receber a rescisão do fundo, tendo em vista que já terá feito seu saque anual.
Além disso, após aceitar a proposta, se voltar ao FGTS normal precisará lidar com uma carência anual de dois anos, ficando descoberto em caso de desemprego.
Vantagens e desvantagens do saque aniversário do FGTS:
Para quem acabou de entrar no mercado de trabalho
Nesse caso a modalidade é benéfica, tendo em vista que o valor do FGTS não está alto pois acabou de ingressar na carreira. Sendo demitido, o trabalhador recém contratado não terá grandes perdas financeiras e para ele o depósito de aniversário será mais lucrativo graças a alta rentabilidade do seguro.
Pessoas desempregadas
A adesão depende da situação do trabalhador. Quem foi demitido por justa causa ou se demitiu terá um lucro maior com o saque-aniversário, já que o acesso ao fundo do FGTS só é liberado após três anos de inatividade. Já aqueles que estão desempregados próximo a receber as rescisões é melhor permanecer no fundo tradicional para sacar de uma única vez.
Trabalhadores com estabilidade empregatícia
A nova regra será positiva, já que elimina-se o principal risco da demissão. Nesse caso, sabendo que não há a chance de ficar desempregado aproveitar a rentabilidade do FGTS aniversário será uma ótima forma de juntar dinheiro.
Pessoas próximas da aposentadoria
Não é uma boa escolha. Nesse caso, os trabalhadores devem permanecer na versão tradicional, pois o valor do FGTS será liberado integralmente quando eles se aposentarem. Ao migrar para o saque-aniversário do FGTS perderá o benefício.