Vale a pena aderir o saque aniversário do FGTS? Veja!

O saque-aniversário do FGTS é uma nova modalidade proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Por meio dele é possível que os trabalhadores tenham acesso anual a até 50% do seu fundo de garantia. O pagamento é liberado no mês de aniversário do trabalhador e deve ser feito entre os dias 1 e 10.

Vale a pena aderir o saque aniversário do FGTS? Veja!
Vale a pena aderir o saque aniversário do FGTS? Veja!

Desde o mês de outubro a opção passou a entrar em vigor. Os interessados em aderi-la devem acessar o portal do FGTS para registrar a mudança.

O procedimento é fácil e pode ser feito todo online, sem precisar comparecer a alguma agência da Caixa Econômica. Entretanto, é preciso ficar atento as vantagens e desvantagens da proposta.

Notícia relacionada: Saque imediato do FGTS: fim do calendário, mas saque continua

Em caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador não poderá mais receber a rescisão do fundo, tendo em vista que já terá feito seu saque anual.

Além disso, após aceitar a proposta, se voltar ao FGTS normal precisará lidar com uma carência anual de dois anos, ficando descoberto em caso de desemprego.

Vantagens e desvantagens do saque aniversário do FGTS:

Para quem acabou de entrar no mercado de trabalho

Nesse caso a modalidade é benéfica, tendo em vista que o valor do FGTS não está alto pois acabou de ingressar na carreira. Sendo demitido, o trabalhador recém contratado não terá grandes perdas financeiras e para ele o depósito de aniversário será mais lucrativo graças a alta rentabilidade do seguro.

Pessoas desempregadas

A adesão depende da situação do trabalhador. Quem foi demitido por justa causa ou se demitiu terá um lucro maior com o saque-aniversário, já que o acesso ao fundo do FGTS só é liberado após três anos de inatividade. Já aqueles que estão desempregados próximo a receber as rescisões é melhor permanecer no fundo tradicional para sacar de uma única vez.

Trabalhadores com estabilidade empregatícia

A nova regra será positiva, já que elimina-se o principal risco da demissão. Nesse caso, sabendo que não há a chance de ficar desempregado aproveitar a rentabilidade do FGTS aniversário será uma ótima forma de juntar dinheiro.

Pessoas próximas da aposentadoria

Não é uma boa escolha. Nesse caso, os trabalhadores devem permanecer na versão tradicional, pois o valor do FGTS será liberado integralmente quando eles se aposentarem. Ao migrar para o saque-aniversário do FGTS perderá o benefício.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.