Vale a pena aderir o saque aniversário do FGTS? Veja!

O saque-aniversário do FGTS é uma nova modalidade proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Por meio dele é possível que os trabalhadores tenham acesso anual a até 50% do seu fundo de garantia. O pagamento é liberado no mês de aniversário do trabalhador e deve ser feito entre os dias 1 e 10.

publicidade
Vale a pena aderir o saque aniversário do FGTS? Veja!
Vale a pena aderir o saque aniversário do FGTS? Veja!

Desde o mês de outubro a opção passou a entrar em vigor. Os interessados em aderi-la devem acessar o portal do FGTS para registrar a mudança.

O procedimento é fácil e pode ser feito todo online, sem precisar comparecer a alguma agência da Caixa Econômica. Entretanto, é preciso ficar atento as vantagens e desvantagens da proposta.

publicidade

Notícia relacionada: Saque imediato do FGTS: fim do calendário, mas saque continua

Em caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador não poderá mais receber a rescisão do fundo, tendo em vista que já terá feito seu saque anual.

Além disso, após aceitar a proposta, se voltar ao FGTS normal precisará lidar com uma carência anual de dois anos, ficando descoberto em caso de desemprego.

Vantagens e desvantagens do saque aniversário do FGTS:

Para quem acabou de entrar no mercado de trabalho

Nesse caso a modalidade é benéfica, tendo em vista que o valor do FGTS não está alto pois acabou de ingressar na carreira. Sendo demitido, o trabalhador recém contratado não terá grandes perdas financeiras e para ele o depósito de aniversário será mais lucrativo graças a alta rentabilidade do seguro.

Pessoas desempregadas

publicidade

A adesão depende da situação do trabalhador. Quem foi demitido por justa causa ou se demitiu terá um lucro maior com o saque-aniversário, já que o acesso ao fundo do FGTS só é liberado após três anos de inatividade. Já aqueles que estão desempregados próximo a receber as rescisões é melhor permanecer no fundo tradicional para sacar de uma única vez.

Trabalhadores com estabilidade empregatícia

A nova regra será positiva, já que elimina-se o principal risco da demissão. Nesse caso, sabendo que não há a chance de ficar desempregado aproveitar a rentabilidade do FGTS aniversário será uma ótima forma de juntar dinheiro.

publicidade

Pessoas próximas da aposentadoria

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Não é uma boa escolha. Nesse caso, os trabalhadores devem permanecer na versão tradicional, pois o valor do FGTS será liberado integralmente quando eles se aposentarem. Ao migrar para o saque-aniversário do FGTS perderá o benefício.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!