Moradores do Rio de Janeiro sofrem alterações nos serviços do IPTU. Na última semana, a prefeitura municipal informou que todos os contribuintes deverão elaborar uma declaração anual de dados cadastrais do imóvel. O serviço passará a ser feitos anualmente, já apresentando prazo de validade e possíveis multas.
A cobrança do IPTU está entre as obrigações daqueles que possuem um imóvel em seu nome. Para quem reside no Rio de Janeiro, mais do que pagar as tarifas, agora será preciso fazer uma atualização sobre a propriedade do imóvel.
A declaração anual terá como prazo de vencimento o último dia do mês de junho, sendo válida já este ano.
Como fazer a declaração pelo IPTU?
Conforme explicou a prefeitura, o relatório deverá ser realizado online, através do site da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.
A plataforma contará com uma atualização, ainda não disponível, onde o usuário deverá fazer a declaração.
O procedimento constará apenas no envio atualizado dos seguintes dados:
- número do cadastro municipal
- endereço do imóvel
- identificação do contribuinte
- exercício da declaração
- área edificada
- utilização (não edificada, residencial ou não residencial
A gestão informou ainda que a decisão tem como finalidade reduzir a burocracia do IPTU. Com os dados da população em dia, espera-se que haja menos entrave na verificação do imposto.
É válido ressaltar que o serviço terá um caráter obrigatório, o que implica dizer que aqueles que não o realizarem terão que pagar uma multa, com o valor ainda não divulgado.
Caso a prefeitura verifique erros nos dados, o usuário será convocado para uma nova correção podendo ter o valor do imposto dobrado, sendo consideradas as cobranças retroativas dos anos anteriores.
Calendário do IPTU RJ 2021
- 1ª cota ou cota única – 05/02
- 2ª cota – 05/03
- 3ª cota – 08/04
- 4ª cota – 07/05
- 5ª cota – 08/06
- 6ª cota – 07/07
- 7ª cota – 06/08
- 8ª cota – 08/09
- 9ª cota – 07/10
- 10ª cota – 08/11
Em caso de dúvidas, a prefeitura solicita que o cidadão entre em contato por meio de seus canais de comunicação oficial. Para saber mais sobre o IPTU do RJ e demais regiões, acesse nossa página exclusiva sobre.