Matrícula escolar, IPVA e IPTU chegaram! Confira qual melhor forma de quitar

Brasileiros devem organizar as finanças para quitar as dívidas de início do ano. O mês de janeiro chegou e com ele há uma série de obrigações a serem cumpridas. Para os pais, é chegada a hora de investir no material e matricula escolar dos estudantes. Já os solteiros, têm como prioridade levantar recursos para o IPVA e IPTU. No texto abaixo, confira dicas para evitar atrasos.

Matrícula escolar, IPVA e IPTU chegaram! Confira qual melhor forma de quitar (Imagem: Google)
Matrícula escolar, IPVA e IPTU chegaram! Confira qual melhor forma de quitar (Imagem: Google)

A primeira coisa a se fazer antes de iniciar as prestações de contas é organizar todo o fluxo de entrada e saída financeira. Analistas recomendam que o cidadão organize sua renda em uma planilha, levando em consideração os valores fixos (salários) e demais investimentos. Feito isso, é a hora de organizar as datas de pagamento do IPVA, IPTU, matrícula e mais.

Despesas estudantis

Para quem tem como prazo máximo o mês de janeiro para organizar a vida escolar dos filhos e demais dependentes, recomenda-se inicialmente preparar um orçamento total dos gastos.

Isso significa que todos os valores referentes a matricula, e a compra de materiais, devem ser contabilizados antes de utilizados.

Depois de ter uma visão geral, o cidadão passa a saber quanto poderá investir em cada despesa. No caso das matriculas, quando o valor for maior que a quantia reservada, cogita-se a possibilidade do parcelamento desde que não haja prejuízo com os juros.

na compra dos materiais, uma dica é observar quais os produtos serão realmente utilizados, optar pela aquisição de locais como sebos e demais centros de venda com o melhor custo benefício.

Tendo filhos ou outros parentes na mesma classe, a divisão dos livros também é uma opção para economizar.

Pagamento de impostos como o IPVA e o IPTU

No que diz respeito aos impostos, os contribuintes devem antes de mais nada saber as datas de pagamento e oportunidades de descontos concedidas.

As isenções variam de acordo com cada estado que, por meio da cota única, oferecem uma redução no valor total a ser pago.

Quem tiver condições de sanar a dívida de forma total, deve aproveitar o desconto. Já para os que optarem pelo parcelamento não devem esquecer de anexar o valor das próximas mensalidades no orçamento dos demais meses.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.