Brasileiros vinculados ao INSS devem ficar atentos a nova ação pente fino. Com a virada do ano, o Instituto Nacional do Seguro Social deverá reforçar a fiscalização dos cadastros de seus segurados. Somente nos últimos meses, 1,7 milhões de pessoas foram reavaliadas, tendo os benefícios previdenciários cancelados.
A ação de pente fino do INSS nada mais é do que uma revisão em toda a base de dados dos segurados. Pessoas com salários referentes a aposentadorias e pensões estão sendo analisadas de modo que o órgão se certifique de que suas documentações estão dentro das regras de concessão.
O procedimento, por parte do INSS, se dá através de uma consulta na base da Dataprev, onde estão registradas todas as documentações dos beneficiários.
Uma por uma, a equipe de checagem analisa se há falta de atualização ou de algum registro, sendo o sujeito reservado para uma correção de cadastro.
Como posso evitar cair no pente fino do INSS?
Para quem está com receio de ter o salário cancelado, a decisão mais segura é antes da solicitação do INSS o próprio segurado verificar seus dados.
Basta entrar no Meu INSS e conferir de todos os registros como endereço, declaração de renda, situação de saúde, etc, estão dentro das regras impostas pelo órgão.
Caso haja informes desatualizados, o cidadão pode enviar para o Instituto as novas versões.
Normalmente há entraves quanto as declarações de renda e até mesmo mudança do endereço residencial. O prazo de envio dos dados, nesse caso, é relativo já que o instituto não intimou o cidadão.
“O importante é manter cadastros e endereços atualizados, porque se o INSS mandar uma carta, ela não for entregue e voltar, o segundo passo vai ser fazer uma intimação por edital público”, explica o advogado Átila Abella, da plataforma Previdenciarista.
“Mantendo o endereço atualizado, pelo menos a pessoa vai receber a carta no endereço informado em tempo hábil de informar os dados solicitados ou procurar um profissional da área”, reforça o especialista.
Para saber mais detalhes sobre o pente fino, ou demais serviços previdenciários fique de olho em nossa página exclusiva. Nela há atualizações constantes quanto aos calendários de pagamentos, valores e mais.