Proteja seu salário do pente fino do INSS seguindo ESTAS dicas

Brasileiros vinculados ao INSS devem ficar atentos a nova ação pente fino. Com a virada do ano, o Instituto Nacional do Seguro Social deverá reforçar a fiscalização dos cadastros de seus segurados. Somente nos últimos meses, 1,7 milhões de pessoas foram reavaliadas, tendo os benefícios previdenciários cancelados.

Proteja seu salário do pente fino do INSS seguindo ESTAS dicas (Imagem: Google)
Proteja seu salário do pente fino do INSS seguindo ESTAS dicas (Imagem: Google)

A ação de pente fino do INSS nada mais é do que uma revisão em toda a base de dados dos segurados. Pessoas com salários referentes a aposentadorias e pensões estão sendo analisadas de modo que o órgão se certifique de que suas documentações estão dentro das regras de concessão.

O procedimento, por parte do INSS, se dá através de uma consulta na base da Dataprev, onde estão registradas todas as documentações dos beneficiários.

Uma por uma, a equipe de checagem analisa se há falta de atualização ou de algum registro, sendo o sujeito reservado para uma correção de cadastro.

Como posso evitar cair no pente fino do INSS?

Para quem está com receio de ter o salário cancelado, a decisão mais segura é antes da solicitação do INSS o próprio segurado verificar seus dados.

Basta entrar no Meu INSS e conferir de todos os registros como endereço, declaração de renda, situação de saúde, etc, estão dentro das regras impostas pelo órgão.

Caso haja informes desatualizados, o cidadão pode enviar para o Instituto as novas versões.

Normalmente há entraves quanto as declarações de renda e até mesmo mudança do endereço residencial. O prazo de envio dos dados, nesse caso, é relativo já que o instituto não intimou o cidadão.

“O importante é manter cadastros e endereços atualizados, porque se o INSS mandar uma carta, ela não for entregue e voltar, o segundo passo vai ser fazer uma intimação por edital público”, explica o advogado Átila Abella, da plataforma Previdenciarista.

“Mantendo o endereço atualizado, pelo menos a pessoa vai receber a carta no endereço informado em tempo hábil de informar os dados solicitados ou procurar um profissional da área”, reforça o especialista.

Para saber mais detalhes sobre o pente fino, ou demais serviços previdenciários fique de olho em nossa página exclusiva. Nela há atualizações constantes quanto aos calendários de pagamentos, valores e mais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.