Proteja seu salário do pente fino do INSS seguindo ESTAS dicas

Brasileiros vinculados ao INSS devem ficar atentos a nova ação pente fino. Com a virada do ano, o Instituto Nacional do Seguro Social deverá reforçar a fiscalização dos cadastros de seus segurados. Somente nos últimos meses, 1,7 milhões de pessoas foram reavaliadas, tendo os benefícios previdenciários cancelados.

Proteja seu salário do pente fino do INSS seguindo ESTAS dicas (Imagem: Google)
Proteja seu salário do pente fino do INSS seguindo ESTAS dicas (Imagem: Google)

A ação de pente fino do INSS nada mais é do que uma revisão em toda a base de dados dos segurados. Pessoas com salários referentes a aposentadorias e pensões estão sendo analisadas de modo que o órgão se certifique de que suas documentações estão dentro das regras de concessão.

O procedimento, por parte do INSS, se dá através de uma consulta na base da Dataprev, onde estão registradas todas as documentações dos beneficiários.

Uma por uma, a equipe de checagem analisa se há falta de atualização ou de algum registro, sendo o sujeito reservado para uma correção de cadastro.

Como posso evitar cair no pente fino do INSS?

Para quem está com receio de ter o salário cancelado, a decisão mais segura é antes da solicitação do INSS o próprio segurado verificar seus dados.

Basta entrar no Meu INSS e conferir de todos os registros como endereço, declaração de renda, situação de saúde, etc, estão dentro das regras impostas pelo órgão.

Caso haja informes desatualizados, o cidadão pode enviar para o Instituto as novas versões.

Normalmente há entraves quanto as declarações de renda e até mesmo mudança do endereço residencial. O prazo de envio dos dados, nesse caso, é relativo já que o instituto não intimou o cidadão.

“O importante é manter cadastros e endereços atualizados, porque se o INSS mandar uma carta, ela não for entregue e voltar, o segundo passo vai ser fazer uma intimação por edital público”, explica o advogado Átila Abella, da plataforma Previdenciarista.

“Mantendo o endereço atualizado, pelo menos a pessoa vai receber a carta no endereço informado em tempo hábil de informar os dados solicitados ou procurar um profissional da área”, reforça o especialista.

Para saber mais detalhes sobre o pente fino, ou demais serviços previdenciários fique de olho em nossa página exclusiva. Nela há atualizações constantes quanto aos calendários de pagamentos, valores e mais.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA