O calendário para que os trabalhadores pudessem realizar o saque do FGTS já foi finalizado. Apesar disso algumas pessoas inclusas como beneficiadas não sacaram o dinheiro, mas podem ficar tranquilas já que a data limite para retirada vai até o próximo ano.
A tabela de pagamentos do FGTS finalizou nesta quarta-feira (18) para os trabalhadores que optaram pela modalidade de saque imediato.
O pagamento seguiu os meses em que nascerão os beneficiários. Inicialmente, o dinheiro do fundo seria paga gradativamente até 2020. Porém, o governo decidiu adiantar o saque do FGTS e finalizou todas as cotas ainda neste ano.
Leia também: Saque do FGTS: quais documentos levar para receber benefício?
Os trabalhadores com conta corrente ou poupança na Caixa Econômica conseguirão retirar o saldo desde setembro de 2019.
Apesar disso, aqueles que até 21 de julho somaram um saldo de R$998, voltarão até o banco na sexta-feira( 20), para realizar o saque de mais R$498. Liberados pelo governo como uma gratificação complementar.
Independente do valor o benefício ficará disponível para saque até o dia 31 de março de 2020. Quem possuí conta no banco da Caixa recebe o valor do seu fundo de garantia de forma automática em sua conta.
Agora, os trabalhadores que não têm vínculo com a rede podem fazer o saque no caixa eletrônico ou nos guichês de atendimento. O valor também pode ser transferido para outro banco sem a cobrança de taxas.
Caso o trabalhador queira deixar o dinheiro no fundo, após 31 de março o limite volta para as cotas sem causar prejuízo a rentabilidade do período que ficou disponível para saque.
Aqueles trabalhadores que optaram pela modalidade de saque-aniversário, que permite ao trabalhador saques anuais, irão começar a receber o seu dinheiro no mês de abril do próximo ano. Em 2021 o dinheiro será creditado sempre no mês do seu aniversário.
O FGTS é um benefício de direito para todos os brasileiros que trabalham ou trabalharam com carteira assinada. A conta do FGTS é aberta pela empresa em que fica depositada mensalmente 8% do valor recebido pelo trabalhador.