Pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, é obrigatório para proprietários de veículos terrestres de todo o país. Para os que residem no estado Rio de Janeiro devem obedecer calendário, condições e prazos de pagamento diferenciados. O cronograma de cobrança do IPVA Rio de Janeiro 2020 tem início em janeiro.
A quitação do débito pode ser realizada à vista ou parcelada em até três vezes. Para isso, é necessário a impressão do Guia de Recolhimento para pagamento. Quando é feito o pagamento do débito de forma antecipada e à vista, haverá a possibilidade de descontos.
Leia também: IPVA Rio de Janeiro 2020: saiba como obter 2° via pelo DETRAN
Para este ano, os valores serão definidos de acordo com o cálculo que leva em consideração a alíquota e valor venal do veículo. Este último ponto é definido pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe.
As alíquotas são determinadas pelo Governo do Estado, e para o IPVA Rio de Janeiro 2020 seguem as:
- 0,5% para veículos de locação;
- 1% para caminhões, táxis, automóveis movidos a gás natural ou energia elétrica;
- 2% para ônibus, micro-ônibus e carros à álcool;
- 3% para veículos de passeio e camionetas bicombustível;
- 4% para automóveis de passeio e camionetas movidas à gasolina, além de carros importados.
O cálculo do tributo é simples, basta multiplicar o valor do automóvel segundo a tabela Fipe pela alíquota do estado. Por exemplo, um carro de passeio avaliado em R$30.000 vai pagar de IPVA R$1.200 (30.000 x 4%).
Calendário IPVA Rio de Janeiro 2020
Pagamento integral ou vencimento da 1ª parcela
- Final 0 – 22 de janeiro;
- Final 1 – 23 de janeiro;
- Final 2 – 24 de janeiro;
- Final 3 – 25 de janeiro;
- Final 4 – 26 de janeiro;
- Final 5 – 29 de janeiro;
- Final 6 – 30 de janeiro;
- Final 7 – 31 de janeiro;
- Final 8 – 01 de fevereiro;
- Final 9 – 02 de fevereiro.
Para acessar emitir o documento para pagamento, é só acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e realizar a busca por Guia de Pagamento do IPVA. Para emissão é necessário os seguintes documentos; confira:
- Número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Esse número também é usado para o pagamento do tributo junto à rede bancária, em estados que têm esse tipo de convênio;
- Número da placa do veículo. Pode ser solicitado apenas os últimos dígitos ou a placa completa.
O IPVA
Apesar do nome do imposto, ele incide apenas sobre veículos que transitam por meio terrestre. Ou seja, carro, moto, caminhão, ônibus, micro-ônibus, máquina agrícola, ciclomotor e afins.
Há proprietários que são isentos de realizar o pagamento, entre eles, pessoas com deficiência. Mas é necessário realizar cadastro para isenção. Para mais informações, busque o Detran.
A isenção do pagamento também é dada aos condutores que tiveram seu veículo apreendido ou furtado. Para isso, o proprietário deve apresentar documentação comprobatória e registro no departamento de polícia do Rio de Janeiro.