IPVA Rio de Janeiro 2020: saiba como obter 2° via pelo DETRAN

O calendário do IPVA do Rio de Janeiro 2020 foi divulgado. O pagamento começará a ser feito no dia 22 de janeiro e se estenderá até o dia 16 de abril, oferecendo descontos para aqueles que optarem pela parcela única. Apesar das guias de pagamento ainda não terem sido enviadas pelos Correios, é possível que os contribuintes consigam emitir uma 2ª via do boleto online.

IPVA Rio de Janeiro 2020: saiba como obter 2° via pelo DETRAN
IPVA Rio de Janeiro 2020: saiba como obter 2° via pelo DETRAN

O serviço deve ser realizado através do site do Detran RJ ou diretamente no portal do Bradesco.

Leia também: IPVA de carro 0 km tem valor diferente? Entenda!

Para poder fazer o download do boleto do IPVA Rio de Janeiro 2020 pela instituição bancária, o beneficiário deve realizar os seguintes procedimentos:

  • Vá na opção “IPVA” e escolha “Consulta (Bradesco)”;
  • Isso irá redirecionar você ao site do Bradesco. Lá, clique em “DETRAN RJ – GRD, DUDA e GRM”;
  • Por fim, clique no botão “Gerar Boleto”.

Consulta boleto IPVA Rio de Janeiro 2020 no Detran

Já no site do Detran RJ, basta se dirigir até a página “veículos”, localizada no menu superior.

  • Na sequência, selecione a opção IPVA.

Ao fornecer a documentação do automóvel você poderá baixar o carnê automaticamente.

Datas de pagamento

O calendário ainda não foi oficialmente divulgado, mas espera-se que as datas sejam semelhantes ao cronograma de 2019.

As parcelas irão variar de acordo com a numeração final da placa, quem tiver o último dígito 0 pagará primeiro e assim sucessivamente.

É válido lembrar que o atraso resulta não só em multas e juros, como também no impedimento da renovação do documento de licença do veículo.

Sem o CRLV atualizado, o motorista fica impedido de circular em todo o território nacional e caso seja parado pela polícia rodoviária terá seu automóvel confiscado.

Valor das alíquotas

As alíquotas determinam o valor total do tributo. Elas são cobradas de acordo com o tipo de veículo, tamanho e porte. Esse ano, serão aplicadas da seguinte forma:

  • 0,5% para veículos de locação;
  • 1% para caminhões, táxis, automóveis movidos a gás natural ou energia elétrica;
  • 2% para ônibus, micro-ônibus e carros à álcool;
  • 3% para veículos de passeio e camionetas bicombustível;
  • 4% para automóveis de passeio e camionetas movidas à gasolina, além de carros importados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.