CNH Cidadã DF: O que as empresas ganham oferecendo a habilitação SEM custo?

Empresas do Distrito Federal poderão participar de novo projeto social do governo. Validado recentemente, a CNH Cidadã permitirá que centenas de servidores locais passem a ter acesso a carteira de habilitação de forma gratuita. Dessa forma, o Detran DF informou que está recebendo as inscrições dos parceiros a partir desta terça-feira (15).

CNH Cidadã DF: O que as empresas ganham oferecendo a habilitação SEM custo? (Imagem: Google)
CNH Cidadã DF: O que as empresas ganham oferecendo a habilitação SEM custo? (Imagem: Google)

O CNH Cidadã foi uma iniciativa desenvolvida pelo governo do Distrito Federal para fomentar o mercado de trabalho.

A ideia é que empresas relacionadas aos serviços de trânsito passem a se cadastrar para que seus servidores contribuam no fornecimento da CNH de forma gratuita, como retorno as marcas passarão a ter profissionais com maiores possibilidades de atuação.

Processo de inscrição das empresas na CNH Cidadã

Para poder registrar os servidores na CNH Cidadã, as empresas terão que fazer a inscrição no site do órgão. Será autorizada a participação de Autoescolas, clínicas médicas e psicológicas, além de laboratórios toxicológicos e estabelecimentos de monitoramento de aulas práticas e teóricas.

Uma vez que o registro for aprovado, o Detran passará a pagar pelos serviços prestados. Os valores ainda deverão ser anunciados, mas irão variar de acordo com cada produto ou atendimento ofertado pela empresa.

A ideia, segundo o Detran DF, é poder contar com o máximo de colaboradores possíveis para permitir que até o próximo ano cerca de 3 mil moradores tenham acesso a CNH de forma gratuita.

Cadastro de empresas

Para participar é preciso que as empresas atendam aos seguintes critérios:

  • Estar devidamente credenciadas junto ao Detran-DF ou ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de acordo com sua área de atuação;
  • Não estar impedida ou suspensa para o exercício das atividades pertinentes, mediante certidão negativa expedida pela Gerência de Fiscalização Administrativa (Gerfad);
  • As autoescolas devem ter índices de aprovação de seus candidatos de, no mínimo, 60% nos exames teóricos e práticos, respectivamente, referentes aos 12 meses anteriores ao mês da renovação do credenciamento;
  • Assinar o Termo de Adesão ao Programa Habilitação Social.

Sobre o CNH Cidadã

O CNH Cidadã deverá passar a funcionar a partir do mês de janeiro. A população registrada terá direito de realizar os procedimentos abaixo de forma gratuita para terem acesso a carteira de habilitação.

  • Exames de aptidão física, mental, psicológica e toxicológica, quando exigido;
  • Obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria;
  • Emissão da CNH;
  • Realização dos cursos teórico e prático;
  • Provas teóricas e práticas.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.