Falta pouco mais de um mês para o primeiro dia de provas do Enem 2020, que já teria acontecido se não fosse a pandemia. Os estudantes já estão em maratona de estudos, a partir de agora vamos relembrar o calendário de aplicação do exame.
Por tradição, o Exame Nacional do Ensino Médio acontece em novembro. Mas estamos em meio a um ano tão atípico, em que aulas foram suspensas; provas reformuladas, adiadas; o isolamento social continua, e o exame também foi afetado.
Calendário Enem 2020
Por conta da pandemia as provas foram adiadas para o mês de janeiro de 2021, o que afetou todo o calendário do exame. Veja agora como ficaram as datas:
- 17 de janeiro: 1º dia de aplicação do Enem impresso
- 24 de janeiro: 2º dia de provas do Enem impresso
- 31 de janeiro: 1º dia de aplicação do Enem Digital
- 7 de fevereiro: 2º dia de provas do Enem Digital
- Divulgação dos gabaritos das provas: Acontece em até três dias úteis depois da realização das últimas provas de cada modalidade (Impressa ou digital)
- Data para o candidato acessar sua prova de redação: ainda não divulgada
- 23 e 24 de fevereiro: Aplicação das provas para aos cidadãos privados da liberdade (Enem PPL)
- Divulgação dos resultados: segunda 29 de março Enem PPL
- 24 e 25 de fevereiro: Reaplicação do Enem 2020
Mudanças no Enem 2020
Além do calendário como um todo, algumas outras mudanças ocorreram no exame.
Por conta da pandemia o número de candidatos em cada sala será reduzido. Além disso, as medidas de biossegurança (como uso de máscara em todo o tempo de prova, uso de álcool a 70%, manutenção do distanciamento entre todos os envolvidos na aplicação) continuarão valendo nos dias de prova.
Pensando também naquelas pessoas que são consideradas de alto risco, o Inep decidiu criar uma sala especial para que essas pessoas possam participar das provas.
Para ter direito a esse atendimento o candidato precisa entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira até o dia 7 de janeiro pelo telefone: 0800 616161.
Também através desse número o candidato que estiver com diagnostico ou sintomas de Covid-19 poderá solicitar, até a véspera da prova, a participação na reaplicação do Enem 2020.
Acompanhe a nossa editoria de Carreiras no FDR