- Os conteúdos cobrados no Enem digital e impresso são os mesmos;
- O software que os estudantes farão uso será desenvolvido apenas para o Enem Digital;
- O Enem irá trazer locais marcados;
- A redação do Enem digital e tradicional seguirão os mesmos padrões já conhecidos.
A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 traz algumas novidades, a principal delas é a realização do Enem Digital. Uma espécie de piloto do modelo do exame que será utilizado nos próximos anos. Confira algumas perguntas e respostas mais comuns quanto a essa nova modalidade.
A aplicação do Enem Digital está prevista para os dias em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 e 100 mil estudantes devem participar dele.
É possível fazer a prova de casa?
Não, assim como na versão impressa, na versão digital os estudantes terão que se deslocar aos locais de prova descritos no Cartão de Confirmação na data e hora lá estabelecidos.
Todos os locais de prova receberão os candidatos que farão o Enem digital e tradicional?
Não, nem todos os locais de prova que recebem candidatos na versão tradicional do exame receberão aqueles que optaram pela versão digital da prova. Até porque o percentual é bem menor.
Apenas algumas cidades terão locais de prova digital do Exame Nacional do Ensino Médio, são elas:
- Belém (PA);
- Belo Horizonte (MG);
- Brasília (DF);
- Campo Grande (MS);
- Cuiabá (MT);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- Goiânia (GO);
- João Pessoa (PB);
- Manaus (AM);
- Porto Alegre (RS);
- Recife (PE);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA);
- São Paulo (SP).
Assim, quem optou por essa modalidade e não reside nessas cidades, precisará se deslocar até elas nas datas marcadas.
Os conteúdos são diferentes?
Os conteúdos cobrados no Enem digital e impresso são os mesmos, você pode consulta-los clicando aqui.
Como impedir a cola durante o exame?
O software que os estudantes farão uso será desenvolvido apenas para uso no Enem Digital, assim ele terá regras próprias estabelecidas pelo Inep, como: o bloqueio da conexão com a internet ou uso de dispositivos (USB, CD, entre outros), a impossibilidade de que programas como o Word sejam abertos durante a realização da prova.
Além disso, a estrutura montada quanto a segurança será a mesma que na versão impressa da prova.
O Inep vai usar câmeras de segurança em 2020?
“A gente ainda está pensando em como será no futuro. Mas, por enquanto, nada de filmagem”, foi o que disse o diretor do Inep.
Lembrando que em 2020 a aplicação da versão digital do exame é uma espécie de piloto para os próximos anos, talvez, lá na frente, esse recurso seja utilizado.
O Inep investiu em computadores?
A seleção dos locais de prova levou em consideração além da estrutura a disponibilidade de computadores que atendessem os pré-requisitos estabelecidos pelo instituto.
Essa medida foi tomada porque no orçamento inicial de R$ 20 milhões a compra de equipamentos de tecnologia, como computadores, não estava incluída.
A arrumação feita nas salas não terá um padrão estabelecido, ela será feita com base no espaço disponível.
O padrão estabelecido é referente quantia média de 25 máquinas em cada sala de prova e à tradição de provas coloridas em que as questões estão em ordem diferente.
Como será feita a prova de redação?
A redação do Enem digital e tradicional seguirão os mesmos padrões já conhecidos: texto dissertativo-argumentativo, mínimo de 7 e máximo de 30 linhas, 5 competências a serem atendidas, proposta de intervenção a ser apresentada.
Além disso, essa é a única prova que será impressa, os estudantes precisaram escrever à mão sua redação assim como acontece na versão tradicional hoje.
O candidato pode escolher onde se sentar?
Não, diferente da aplicação tradicional, o Enem Digital irá trazer locais marcados. Assim, quando o estudante entrar na sala, ele deve procurar em que computador estão suas informações de identificação.
O que levar no dia da prova?
Os candidatos devem levar documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho e documentos semelhantes) e Caneta em material transparente.
O que fazer se o participante tiver Covid-19?
Se o estudante estiver com o vírus, ele precisará entrar em contato com o Inep até a véspera da realização da prova. O número de contato é: 0800 616161.
Continue acompanhando a editoria de Carreiras no portal FDR.