ENEM digital: Todas as respostas sobre a aplicação INÉDITA do exame

Pontos-chave
  • Os conteúdos cobrados no Enem digital e impresso são os mesmos;
  • O software que os estudantes farão uso será desenvolvido apenas para o Enem Digital;
  • O Enem irá trazer locais marcados;
  • A redação do Enem digital e tradicional seguirão os mesmos padrões já conhecidos.

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 traz algumas novidades, a principal delas é a realização do Enem Digital. Uma espécie de piloto do modelo do exame que será utilizado nos próximos anos. Confira algumas perguntas e respostas mais comuns quanto a essa nova modalidade.

ENEM digital: Todas as respostas sobre a aplicação INÉDITA do exame
ENEM digital: Todas as respostas sobre a aplicação INÉDITA do exame (Imagem/Reprodução: Google)

A aplicação do Enem Digital está prevista para os dias em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 e 100 mil estudantes devem participar dele.

É possível fazer a prova de casa?

Não, assim como na versão impressa, na versão digital os estudantes terão que se deslocar aos locais de prova descritos no Cartão de Confirmação na data e hora lá estabelecidos.

Todos os locais de prova receberão os candidatos que farão o Enem digital e tradicional?

Não, nem todos os locais de prova que recebem candidatos na versão tradicional do exame receberão aqueles que optaram pela versão digital da prova. Até porque o percentual é bem menor.

Apenas algumas cidades terão locais de prova digital do Exame Nacional do Ensino Médio, são elas:

  • Belém (PA);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Brasília (DF);
  • Campo Grande (MS);
  • Cuiabá (MT);
  • Curitiba (PR);
  • Florianópolis (SC);
  • Goiânia (GO);
  • João Pessoa (PB);
  • Manaus (AM);
  • Porto Alegre (RS);
  • Recife (PE);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Salvador (BA);
  • São Paulo (SP).

Assim, quem optou por essa modalidade e não reside nessas cidades, precisará se deslocar até elas nas datas marcadas.

Os conteúdos são diferentes?

Os conteúdos cobrados no Enem digital e impresso são os mesmos, você pode consulta-los clicando aqui.

Como impedir a cola durante o exame?

O software que os estudantes farão uso será desenvolvido apenas para uso no Enem Digital, assim ele terá regras próprias estabelecidas pelo Inep, como: o bloqueio da conexão com a internet ou uso de dispositivos (USB, CD, entre outros), a impossibilidade de que programas como o Word sejam abertos durante a realização da prova.

Além disso, a estrutura montada quanto a segurança será a mesma que na versão impressa da prova.

ENEM digital: Todas as respostas sobre a aplicação INÉDITA do exame (Imagem/Reprodução: Google)
ENEM digital: Todas as respostas sobre a aplicação INÉDITA do exame (Imagem/Reprodução: Google)

O Inep vai usar câmeras de segurança em 2020?

“A gente ainda está pensando em como será no futuro. Mas, por enquanto, nada de filmagem”, foi o que disse o diretor do Inep.

Lembrando que em 2020 a aplicação da versão digital do exame é uma espécie de piloto para os próximos anos, talvez, lá na frente, esse recurso seja utilizado.

O Inep investiu em computadores?

A seleção dos locais de prova levou em consideração além da estrutura a disponibilidade de computadores que atendessem os pré-requisitos estabelecidos pelo instituto.

Essa medida foi tomada porque no orçamento inicial de R$ 20 milhões a compra de equipamentos de tecnologia, como computadores, não estava incluída.

A arrumação feita nas salas não terá um padrão estabelecido, ela será feita com base no espaço disponível.

O padrão estabelecido é referente quantia média de 25 máquinas em cada sala de prova e à tradição de provas coloridas em que as questões estão em ordem diferente.

Como será feita a prova de redação?

A redação do Enem digital e tradicional seguirão os mesmos padrões já conhecidos: texto dissertativo-argumentativo, mínimo de 7 e máximo de 30 linhas, 5 competências a serem atendidas, proposta de intervenção a ser apresentada.

Além disso, essa é a única prova que será impressa, os estudantes precisaram escrever à mão sua redação assim como acontece na versão tradicional hoje.

O candidato pode escolher onde se sentar?

Não, diferente da aplicação tradicional, o Enem Digital irá trazer locais marcados. Assim, quando o estudante entrar na sala, ele deve procurar em que computador estão suas informações de identificação.

 O que levar no dia da prova?

Os candidatos devem levar documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho e documentos semelhantes) e Caneta em material transparente.

O que fazer se o participante tiver Covid-19?

Se o estudante estiver com o vírus, ele precisará entrar em contato com o Inep até a véspera da realização da prova. O número de contato é: 0800 616161.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras no portal  FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.