Faltando pouco mais de um mês para a aplicação do ENEM Digital, o MEC afirmou, dias atrás, que o contrato para realização dessa modalidade do exame ainda não está concluído. Será a primeira vez que os estudantes participam do Exame virtual, que é uma espécie de piloto para os próximos anos.
Ao todo, 100 mil estudantes de todos os estados brasileiros vão participar do Enem Digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Acontece que, o Ministério da Educação noticiou que os tramites para a realização dessa modalidade do exame ainda não foram concluídos.
Nem mesmo o orçamento está fechado, o que preocupa bastante dado que faltam 54 dias para as provas serem aplicadas.
Contrato do Enem Digital
De um modo geral, a empresa responsável pelo Enem é a Fundação Cesgranrio. Mas para a realização da versão digital do exame algumas cláusulas contratuais ainda estão sendo modificadas.
Quando essa modalidade foi divulgada, o Inep afirmou que o orçamento estimado de R$ 20 milhões não previa a compra de novos equipamentos.
Pois a ideia era usar os computadores e a estrutura que as escolas já possuíssem.
Acontece que fazer uso do equipamento já existente é algo que demanda estudo quanto a logística, a preparação.
Também será necessário redobrar a segurança nessa modalidade para evitar ataques virtuais.
Fundação Cesgranrio no Enem
O contrato da fundação vem desde 2017. A empresa é responsável pela elaboração da prova, a organização dos locais de prova e contratação das equipes que participam do exame.
Para o Enem Digital, a Fundação irá desenvolver o software que os estudantes utilizarão para responder às provas.
Enem Digital, por quê?
A prova digital que um grupo de estudantes brasileiros vai participar é um piloto, ou seja, um teste, para o Ministério da Educação.
Nesse ano, o MEC poderá observar como os estudantes se comportam nessa modalidade de prova, como a aplicação pode ser realizada, entre outras questões.
A ideia do MEC é fazer com que aos poucos o Enem tradicional seja substituído pelo Enem Digital. O que deve acontecer totalmente apenas em 2026.
Continue acompanhando a editoria de Carreiras no portal FDR.