A Black Friday 2020 será amanhã (27) e é uma ótima oportunidade de garantir os presentes de natal com bons descontos. Porém, como nem tudo são flores, é sempre bom tomar cuidado antes de fazer suas compras para não ter dor de cabeça. Por esse motivo, neste post iremos mostrar as empresas que mais possuem reclamações e as causas mais comuns.
A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro, ou seja, hoje (27). O evento está na sua 10ª edição no país e muitas empresas estão promovendo promoções que já estão acontecendo e vão, até mesmo, após a data.
Assim como o grande número de ofertas há também um aumento no número de queixas. O site Reclame Aqui divulgou um levantamento das empresas com maiores reclamações durante o evento do ano passado.
De acordo com o levantamento, em 2019 foram registradas 8.830 reclamações durante a Black Friday. Esse número não foi o maior já registrado, pois em 2014, em sua 4ª edição, foram realizadas 12 mil queixas. Em 2015, o número caiu para 4,4 mil e permaneceu em queda no ano, 2.912.
Porém, nos últimos anos, os números vêm aumentando, sendo que em 2017 3.503 brasileiros fizeram reclamações no site e em 2018 o número teve um aumento significativo, ficando em 5.607 registros.
O Reclame Aqui acompanha a Black Friday desde a sua terceira edição, em 2013, quando foram registradas 8,5 mil queixas. Desde então, o número de reclamações só vem aumentando.
Segundo o site esse cenário é resultado do aumento de interesse do público consumidor brasileiro pela época de descontos.
Os maiores problemas envolvem propaganda enganosa, erro ao finalizar compras e divergências nos valores dos produtos anunciados. Esse último é muito usado pelas empresas para atrair os consumidores.
Em 2019, o setor com maiores reclamações foi o de fast-food, sendo o Burger King o campeão, com 545 queixas. O McDonald’s vem logo em seguida com 491 registros. O terceiro lugar foi preenchido pela empresa de cashback, a Méliuz, com 321 reclamações.
Além dessas, as empresas com maior número de reclamações ao longo das edições são: Extra, Americanas, KaBuM! e Magazine Luiza.