Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que desejam realizar a revisão do valor recebido para ter direito ao aumento, passam por uma espera que pode chegar a mais de um ano. A revisão da aposentadoria do INSS deve ser feita diretamente no Instituto através do site ou telefone.
Os aposentados e pensionistas do INSS que desejam solicitar a revisão do salário devem acessar o site do Meu INSS ou entrar em contato pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Após o recebimento da solicitação, o pedido segue para a Junta de Recursos que tem uma média de análise de 169 dias e, logo em seguida, é enviada as Câmaras de Julgamento, com uma média de 363 dias de espera.
De acordo com o Instituto, não é necessário que os segurados contratem um advogado para dar início ao processo de análise. O importante é reunir o maior número de provas comprobatórias do direito que está em processo de análise.
Como fazer o pedido de revisão da aposentadoria no Meu INSS
A revisão é mais um dos serviços disponibilizados pelo site e app Meu INSS. Para ter acesso ao serviço, primeiramente, é necessário realizar o cadastro na plataforma. Após essa etapa, basta seguir os seguintes passos:
- Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
- O usuário será destinado para uma nova tela, na qual deve clicar em “Novo Requerimento”;
- A plataforma irá apresentar uma lista de serviços disponíveis. O segurado deve escolher a opção “Recurso e Revisão”;
- Em seguida clicar em “Revisão”;
Caso seus dados cadastrais estejam desatualizados o site ou o aplicativo irá solicitar a atualização das informações.
- Clique em “Avançar”;
Será apresentada a seguinte mensagem: “ao protocolar o pedido de revisão todo o benefício será revisto, podendo resultar em diminuição ou até mesmo perda do direito. Ao avançar, você está ciente e de acordo com essas condições”.
- Após confirmar será mostrada mais uma janela com informações gerais, caso esteja tudo certo clique em “Avançar”;
- Será apresentado as suas informações, dados adicionais e anexos;
- Aceite a opção de “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail”.
Com isso, você será informado sobre o requerimento direto no celular, e-mail ou através do portal Meu INSS.