Revisão da aposentadoria do INSS ficou travada? Veja como acelerar seu pagamento

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social que desejam realizar a revisão do valor recebido para ter direito ao aumento, passam por uma espera que pode chegar a mais de um ano. A revisão da aposentadoria do INSS deve ser feita diretamente no Instituto através do site ou telefone.

Revisão da aposentadoria do INSS ficou travada? Veja como acelerar seu pagamento
Revisão da aposentadoria do INSS ficou travada? Veja como acelerar seu pagamento (Imagem: Reprodução/Google)

Os aposentados e pensionistas do INSS que desejam solicitar a revisão do salário devem acessar o site do Meu INSS ou entrar em contato pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Após o recebimento da solicitação, o pedido segue para a Junta de Recursos que tem uma média de análise de 169 dias e, logo em seguida, é enviada as Câmaras de Julgamento, com uma média de 363 dias de espera.

De acordo com o Instituto, não é necessário que os segurados contratem um advogado para dar início ao processo de análise. O importante é reunir o maior número de provas comprobatórias do direito que está em processo de análise.

Como fazer o pedido de revisão da aposentadoria no Meu INSS

A revisão é mais um dos serviços disponibilizados pelo site e app Meu INSS. Para ter acesso ao serviço, primeiramente, é necessário realizar o cadastro na plataforma. Após essa etapa, basta seguir os seguintes passos:

  • Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
  • O usuário será destinado para uma nova tela, na qual deve clicar em “Novo Requerimento”;
  • A plataforma irá apresentar uma lista de serviços disponíveis. O segurado deve escolher a opção “Recurso e Revisão”;
  • Em seguida clicar em “Revisão”;

Caso seus dados cadastrais estejam desatualizados o site ou o aplicativo irá solicitar a atualização das informações.

  • Clique em “Avançar”;

Será apresentada a seguinte mensagem: “ao protocolar o pedido de revisão todo o benefício será revisto, podendo resultar em diminuição ou até mesmo perda do direito. Ao avançar, você está ciente e de acordo com essas condições”.

  • Após confirmar será mostrada mais uma janela com informações gerais, caso esteja tudo certo clique em “Avançar”;
  • Será apresentado as suas informações, dados adicionais e anexos;
  • Aceite a opção de “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail”.

Com isso, você será informado sobre o requerimento direto no celular, e-mail ou através do portal Meu INSS.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.