No próximo mês, milhares de brasileiros passarão a ter acesso ao abono de natal, popularmente conhecido como 13º salário. De acordo com dados liberados pelo Dieese, serão contempladas cerca de 80 milhões de pessoas, gerando uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 215 bilhões.
Com a crise econômica que afeta todo o mundo, receber quantias extras como o 13º salário é uma ótima oportunidade para organizar as contas e colocar os débitos em dia.
No entanto, justamente por estarmos em um período de instabilidade financeira, é preciso ainda ficar atento as formas como irá usar o abono natalino. Uma sugestão positiva pode ser os investimentos.
Como investir meu 13º salário?
O procedimento de investimento varia de acordo com a realidade de cada cidadão. Para aqueles que possuem dinheiro em conta e desejam fazer aplicações, recomenda-se procurar por uma empresa privada de modo que a mesma o auxilie no mercado financeiro.
Essa segurança proporcionada por uma equipe especializada torna-se ideal tendo em vista que atualmente as ações e investimentos vivenciam um grande período de instabilidade.
Então, nesse caso, dê o primeiro passo gerando uma reserva e na sequência comece a estudar onde deseja aplica-la visando lucros.
Por exemplo: Bolsa de Valores, Tesouro Selic, Ouro, Bitcoins, Títulos públicos, previdência privada, fundos imobiliários e mais.
Monte um negócio
Para quem não se sente seguro no mercado de investimentos, uma ótima opção de retorno financeiro é gerenciar o próprio negócio. Para isso é preciso estudar a área de atuação que deseja trabalhar e também avaliar os riscos e benefícios para o produto ou serviço que espera vender.
Em plataformas como o Sebrae é possível ter acesso a cursos e consultorias gratuitas que poderão lhe ajudar a iniciar sua carreira de empreendedor. De modo geral, priorize trabalhar com algo que se sinta seguro e inicie com pequenos investimentos para ir testando a clientela.
Ao longo da jornada, a partir dos retornos e aprendizados obtidos você passará a ter mais autonomia financeira. Uma boa dica nesse momento é o mercado de alimentos, onde os serviços de entrega estão cada vez mais solicitados.