Depois do BB, juros imobiliários da Caixa também é cortado

Principais instituições financeiras estão fazendo reajustes em seus juros imobiliários. Logo após as mudanças realizadas pelo Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal também se pronunciou estabelecendo um percentual para 6,5% na taxa de crédito imobiliário. A medida passará a valer a partir da próxima segunda-feira (16) e marcará uma queda de 0,25 ponto percentual.

Depois do BB, juros imobiliários da Caixa também é cortado
Depois do BB, juros imobiliários da Caixa também é cortado

Atualmente, o valor do juros é de 6,75% ao ano mais Taxa Referencial (TR), que está zerada. Com as mudanças, a instituição também reduzirá a cobrança do cheque especial para os correntistas que recebem seus salários pelo banco. A partir do dia 2 de janeiro os brasileiros contarão com um reajuste de 4,95% ao mês.

Já quem não for vinculado a Caixa poderá usufruir de uma queda de quase um ponto percentual: de 8,99% para 8% ao mês.

Leia também: Banco do Brasil anuncia novas taxas para o setor imobiliário

Segundo Pedro Guimarães, presidente da instituição, os reajustes estão sendo feitos tendo como base a queda da Selic. Ele afirma que a diminuição da cobrança está devidamente alinhada com o atual cenário econômico.

Quanto aos créditos fornecidos para quem quiser ter a casa própria, haverá também uma redução. A correção será aplicada tanto nas concessões pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), quanto nas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Além disso, serão atingidas também as residências em débito atualizadas pela TR.

A partir de 2020, quem desejar aderir ao crédito imobiliário poderá contar com um financiamento baseado nos recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

As correções de valores serão feitas de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), levando em consideração a inflação oficial do país, que é medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Será possível também financiar o imóvel por meio do FGTS. Quem desejar poderá usar o benefício para dar entrada em programas como o Minha Casa Minha Vida.

Os interessados podem simular os valores através do site da Caixa que já estará fornecendo as novas taxas de juros, prazos de pagamentos e percentuais de financiamento.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.