No nosso dia a dia, costumamos realizar diversas compras. Como forma de facilitar para quem não tem todo o dinheiro na hora, o uso de cartão de crédito é uma ferramenta que pode facilitar bastante. No entanto, ao fazer uma compra online, a pessoa pode se arrepende. Descubra algumas situações em que pode ser feito o cancelamento nessas situações.
Produto abaixo do esperado
Caso você tenha percebido que o produto não corresponde ao esperado, será possível efetuar o cancelamento. A solicitação de reaver o pagamento pode ser feito em até 30 dias para bens não duráveis, após detectar o defeito, e 90 dias para bens duráveis.
Valor indevido
Esta situação pode acontecer devido a um valor registrado de forma errada do estipulado ou quando for duplicado. Para comprovar a situação com o estabelecimento, será importante ter uma nota comprovando o equívoco. Se a situação não for resolvida, entre em contato com a empresa do cartão.
Compra estranha
Outro problema possível é o aparecimento de uma compra que não foi feita pelo titular. Ao perceber esse erro, será preciso comunicar imediatamente a empresa do cartão de crédito para que seja feito o cancelamento.
Esta questão pode acontecer por diversos motivos. Como talvez seja difícil identificar a motivação disso, o cancelamento e o envio de outro cartão poderá fazer com que evite problemas parecidos futuramente.
Arrependimento
As compras pela internet apresentam uma dificuldade em relação a uma aquisição de forma pessoal — o cliente não consegue ter tanta noção do produto ser comprado. O recurso de imagens ou vídeos pode fazer com que o consumidor não compre o que desejava e se arrependa.
Neste caso, o Código de Defesa do Consumidor prevê que uma compra feita online possa ser cancelada por motivo de arrependimento. O prazo estipulado é de 7 dias para a solicitação. Quanto antes fizer esse pedido, mais fácil fica para todas as partes envolvidas.
Por outro lado, caso a compra tenha sido em um estabelecimento físico, a lei não prevê o cancelamento da compra. Neste caso, a negociação ficaria por conta do estabelecimento.