Cartão de crédito: Fiz uma compra online e quero cancelar, e agora?

No nosso dia a dia, costumamos realizar diversas compras. Como forma de facilitar para quem não tem todo o dinheiro na hora, o uso de cartão de crédito é uma ferramenta que pode facilitar bastante. No entanto, ao fazer uma compra online, a pessoa pode se arrepende. Descubra algumas situações em que pode ser feito o cancelamento nessas situações.

Confira situações em que as compras feitas online pelo cartão de crédito podem ser canceladas
Confira situações em que as compras feitas online pelo cartão de crédito podem ser canceladas (Imagem: cottonbro/Pexels)

Produto abaixo do esperado

Caso você tenha percebido que o produto não corresponde ao esperado, será possível efetuar o cancelamento. A solicitação de reaver o pagamento pode ser feito em até 30 dias para bens não duráveis, após detectar o defeito, e 90 dias para bens duráveis.

Valor indevido

Esta situação pode acontecer devido a um valor registrado de forma errada do estipulado ou quando for duplicado. Para comprovar a situação com o estabelecimento, será importante ter uma nota comprovando o equívoco. Se a situação não for resolvida, entre em contato com a empresa do cartão.

Compra estranha

Outro problema possível é o aparecimento de uma compra que não foi feita pelo titular. Ao perceber esse erro, será preciso comunicar imediatamente a empresa do cartão de crédito para que seja feito o cancelamento.

Esta questão pode acontecer por diversos motivos. Como talvez seja difícil identificar a motivação disso, o cancelamento e o envio de outro cartão poderá fazer com que evite problemas parecidos futuramente.

Arrependimento

As compras pela internet apresentam uma dificuldade em relação a uma aquisição de forma pessoal — o cliente não consegue ter tanta noção do produto ser comprado. O recurso de imagens ou vídeos pode fazer com que o consumidor não compre o que desejava e se arrependa.

Neste caso, o Código de Defesa do Consumidor prevê que uma compra feita online possa ser cancelada por motivo de arrependimento. O prazo estipulado é de 7 dias para a solicitação. Quanto antes fizer esse pedido, mais fácil fica para todas as partes envolvidas.

Por outro lado, caso a compra tenha sido em um estabelecimento físico, a lei não prevê o cancelamento da compra. Neste caso, a negociação ficaria por conta do estabelecimento.

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Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.