Motoristas do Rio de Janeiro ganham mais 30 dias para atualizarem seus CRLV. Se você está com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos atrasado, fique atento. De acordo com o novo calendário do Detran, o procedimento de retirada da versão 2020 deverá ser feito até o dia 30 de novembro. A decisão será válida para todas as placas e a nova solicitação pode ser feita pela internet.
O CRLV é um documento necessário para comprovar a titularidade do veículo. Somente sob a apresentação dele é que o motorista tem acesso livre a todas as estradas nacionais. Em caso de atraso na atualização anual, o veículo fica sujeito a ser suspenso e seu proprietário ainda deve pagar uma multa.
Com a pandemia do covid-19 e o fechamento nas agências do Detran RJ, o órgão informou que estará ampliando o prazo de solicitação da versão 2020 para todos os motoristas.
A decisão será válida até o dia 30 de novembro e o documento pode ser feito na modalidade física, através de uma unidade do Detran, ou pelo aplicativo da CRVL digital.
CRLV digital
Para solicitar a versão online é simples, basta se conectar ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito do Denatran, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.
Além disso, o motorista deve está com os pagamentos da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) em dia e também não pode está devendo o DPVAT.
Devidamente regularizado, as etapas para solicitação do CRLV digital são as seguintes:
- Se conecte ao aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito
- Digite o número de seu CPF e selecione “Próxima”
- Crie uma conta no aplicativo e clique em “Entra com gov.br”
- Baixe o CRLV Digital
- Faça o login
- Selecione “Veículos”
- Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
- Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital.
Licenciamento vencido
O Detran RJ explicou que, durante os próximos dias, os fiscais de trânsito estarão liberando os motoristas que ainda estiverem em atraso.
O condutor terá até 7 dias para corrigir a documentação, caso contrário a multa aplicada será validada e o veículo deverá ser apreendido.