Licenciamento 2020 do Rio de Janeiro ganha prorrogação após decisão do Detran

Motoristas do Rio de Janeiro ganham mais 30 dias para atualizarem seus CRLV. Se você está com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos atrasado, fique atento. De acordo com o novo calendário do Detran, o procedimento de retirada da versão 2020 deverá ser feito até o dia 30 de novembro. A decisão será válida para todas as placas e a nova solicitação pode ser feita pela internet.   

Licenciamento 2020 do Rio de Janeiro ganha prorrogação após decisão do Detran (Imagem: Google)
Licenciamento 2020 do Rio de Janeiro ganha prorrogação após decisão do Detran (Imagem: Google)

O CRLV é um documento necessário para comprovar a titularidade do veículo. Somente sob a apresentação dele é que o motorista tem acesso livre a todas as estradas nacionais. Em caso de atraso na atualização anual, o veículo fica sujeito a ser suspenso e seu proprietário ainda deve pagar uma multa.  

Com a pandemia do covid-19 e o fechamento nas agências do Detran RJ, o órgão informou que estará ampliando o prazo de solicitação da versão 2020 para todos os motoristas.

A decisão será válida até o dia 30 de novembro e o documento pode ser feito na modalidade física, através de uma unidade do Detran, ou pelo aplicativo da CRVL digital.  

CRLV digital 

Para solicitar a versão online é simples, basta se conectar ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito do Denatran, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Além disso, o motorista deve está com os pagamentos da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) em dia e também não pode está devendo o DPVAT.  

Devidamente regularizado, as etapas para solicitação do CRLV digital são as seguintes:  

  • Se conecte ao aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito  
  • Digite o número de seu CPF e selecione “Próxima” 
  • Crie uma conta no aplicativo e clique em “Entra com gov.br” 
  • Baixe o CRLV Digital 
  • Faça o login 
  • Selecione “Veículos” 
  • Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres) 
  • Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital. 

Licenciamento vencido 

Detran RJ explicou que, durante os próximos dias, os fiscais de trânsito estarão liberando os motoristas que ainda estiverem em atraso.

O condutor terá até 7 dias para corrigir a documentação, caso contrário a multa aplicada será validada e o veículo deverá ser apreendido. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.