Em parceria com o Senac a prefeitura de Salvador, no estado da Bahia, irá oferecer capacitação profissional para população em situação de vulnerabilidade. Serão cursos gratuitos voltados para a área de gastronomia.
A prefeitura de Salvado (BA) está com um programa intitulado “Recomeçar Sempre” que tem como objetivo ofertar cursos gratuitos a população mais carente do município. O projeto é em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
As aulas iniciarão a partir do dia 09 de novembro, no Restaurante Popular de Pau da Lima. Segundo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) as primeiras turmas serão formadas por um grupo já selecionado.
De acordo com o Sempre, o grupo se trata de um público prioritário com faixa etária entre 18 e 60 anos formado por:
- Mulheres chefes de famílias;
- Pessoas e famílias em situação de rua;
- Beneficiários do auxílio moradia;
- Indivíduos e famílias usuários dos serviços de fornecimento de refeição (restaurantes populares);
- Indivíduos e famílias assistidas pelos equipamentos socioassistenciais (Cras, Creas, Centros POP, UAIs);
- Desempregados.
Além dos cursos de capacitação, o programa “Recomeçar Sempre”, também irá fornecer suprimentos e acompanhamento socioassistencial para quem ainda não recebe. Além disso, ao final do curso, os participantes irão receber a credencial de ambulantes.
Dessa maneira, poderão comprar produtos com condições especiais e poderão trabalhar no comércio de rua com a venda de alimentos. No treinamento conhecerão as regras para vender produtos, dicas de segurança e descarte de lixo.
É importante lembrar que os vendedores precisam usar a credencial em local visível, além de portar um documento de identificação com foto para que não seja impedido de trabalhar.
Cursos gratuitos no programa Recomeçar Sempre
De acordo com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza a ideia é que sejam ofertadas cinco turmas em cursos distintos, sendo que cada será composta por 20 participantes.
Dessa maneira, serão 100 oportunidades, incluindo pessoas com deficiência. De acordo com a prefeitura de Salvador o investimento direcionado ao programa é de R$ 40 mil. Veja abaixo os cursos que devem ser oferecidos:
- Bolos tradicionais;
- Bombons e trufas;
- Cozinha básica;
- Pizza;
- Salgados comerciais.