INSS notifica 1,7 milhões de pensionistas para atualização cadastral no pente fino

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou em contato com 1,7 milhão de segurados para que estes façam a revisão de dados cadastrais. Chamado de pente fino, o procedimento está sendo realizado pela Instituição para reavaliar os documentos que foram apresentados pelos cidadãos na concessão dos benefícios.

INSS notifica 1,7 milhão de pensionistas para atualização cadastral no pente fino
INSS notifica 1,7 milhões de pensionistas para atualização cadastral no pente fino (Imagem: Reprodução/Google)

Os beneficiários de aposentadorias e pensões do INSS estão sendo notificados por meio de carta de cumprimento de exigência para a realização de atualização de dados cadastrais.

Esse processo faz parte do pente fino realizado pela Instituição para garantir o pagamento correto dos benefícios.

Desde setembro os segurados que tiveram seus benefícios revisados estão sendo notificados. Segundo o INSS, essa revisão de documentos que embasam a concessão dos benefícios é administrativa e corriqueira, sendo seu objetivo evitar fraudes nos pagamentos. O Instituto informou que o procedimento abrange todos os tipos de benefícios.

Enquanto está sendo realizado o pente fino dentro dos benefícios já concedidos, o INSS conta com uma fila de espera, com mais de 1,5 milhão de processos aguardando atendimento, sendo que mais da metade (50,4%) espera por um atendimento presencial.

Como atualizar o cadastro do INSS

Caso o seu benefício tenha sido revisado e você tenha sido notificado por meio de uma carta de cumprimento de exigência, você terá 60 dias para enviar a documentação solicitada. Essa data é contada a partir do recebimento da carta.

Segundo o Instituto não é preciso enviar os documentos originais, apenas cópia simples, sem a necessidade de autenticar. O envio dos documentos pode ser realizado pelo aplicativo ou site Meu INSS. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site ou app Meu INSS;
  • Clique em “Entrar”;
  • Digite seu CPF;
  • Clique me “Avançar”;
  • Procure pelo serviço “Atualização de Dados de Benefício”;
  • Anexe a cópia digitalizada dos documentos abaixo:
    • CPF;
    • RG;
    • Certidão de nascimento ou casamento;
    • Titulo de Eleitor;
    • Carteira de Trabalho e Previdência Social.
  • Confira se o documento solicitado para a revisão cadastral está incluso;
  • Clique em “Finalizar”.

Os segurados também podem fazer o envio dos documentos de forma presencial, caso não consiga fazer de forma remota.

Porém, será necessário fazer um agendamento antes por meio do telefone 135 ou pelo app Meu INSS na área de “Entrega de Documentos por Convocação”.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.