INSS: Com agências fechadas, quais canais de comunicação posso usar?

Nesta quarta-feira (28) as agências do INSS irão funcionar, porém na próxima sexta-feira (30) será fechada. A mudança do feriado do Dia do servidor é para não prejudicar, ainda mais, os atendimentos presenciais.

INSS: Com agências fechadas, quais canais de comunicação posso usar?
INSS: Com agências fechadas, quais canais de comunicação posso usar? (Imagem: Reprodução/Google)

O Instituto Nacional do Seguro Social informou que nesta quarta-feira (28) as suas unidades estarão ofertando os serviços, mesmo sendo feriado do dia do Servidor.

O órgão decidiu mudar o feriado para a sexta-feira (30), com o intuito de não prejudicar os segurados.

A transferência do dia do Servidor Público para a próxima sexta foi anunciada pelo Governo Federal ontem, terça-feira (27), e vale apenas para o Instituto Nacional do Seguro Social. O ponto facultativo foi definido o ano passado pela Portaria nº 679 do Ministério da Economia.

Como no dia 30 não haverá atendimentos presenciais, o Instituto informou que os serviços online e por telefone irão funcionar.

Sendo assim, caso precise tirar uma dúvida ou dar entrada em algum benefício basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS, ou o telefone 135 que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Meu INSS

O Meu INSS é uma plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social e tem como objetivo oferecer diversos serviços de forma remota e gratuita.

A ideia é que com essa ferramenta os cidadãos tenham mais acesso a informações de forma rápida e seguro e, como consequência, o serviço nas agências diminuam fazendo com que seja mais ágil.

A plataforma possui duas formas de acesso, pelo portal Meu INSS ou pelo aplicativo disponível para smartphones com sistema Android e iOS. Com ele é possível tirar dúvidas, solicitar benefícios, acompanhar os pedidos e agendar o atendimento presencial, tudo sem precisar sair de casa.

Segundo o Instituto, o Meu INSS oferece mais de 90 serviços, sendo que para usar basta baixar o app ou acessar o portal e realizar o cadastro que irá solicitar: CPF, nome completo, data de nascimento e algumas informações sobre o seu cadastro junto ao INSS.

Após essa etapa será solicitado à senha que será obtida no próprio site ou aplicativo. Veja abaixo alguns serviços:

  • Agendar perícia;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Calculo do tempo que falta para aposentar (simulador de aposentadoria);
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.