O Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima e com ele uma maratona de estudos e inscrições também. O Enem já substituí o vestibular em diversas instituições, mas você sabe quais as diferenças entre esses dois processos seletivos?
O Enem foi criado em 1998, mas ao longo dos anos foi sendo remodelado, a princípio sua função era ser instrumento avaliativo dos estudantes que concluíam o ensino médio, mas aos poucos foi ganhando a dimensão que hoje possui.
Enem X Vestibular
Podemos sentir algumas diferenças entre esses dois processos avaliativos, são elas:
- A primeira, e talvez a maior, é a dimensão dos exames, enquanto oque com a nota do Enem é possível se candidatar a vagas em instituições de todo o pais, sejam elas privadas ou públicas. Os vestibulares são muito pontuais, a não ser que duas ou mais instituições se juntem, o estudante realiza uma prova e concorre a uma vaga apenas naquela universidade.
- Estrutura da prova, essa é uma diferença bastante importante de ser citada, os vestibulares tendem a variar a estrutura a depender da banca que organiza, algumas fazem mais contextualização, outras exigem mais conhecimentos teóricos, outras apresentam interdisciplinaridade. Enquanto que o Enem tem um certo “padrão”.
- O método de correção também é diferenciado, e pode até gerar certa polêmica, no vestibular importa a quantidade de acertos e apenas isso é contabilizado, enquanto que no Exame Nacional é usado a Teoria de Resposta ao Item- TRI, que avalia a coerência nas respostas, isso pode fazer com que estudantes com mesmo número de acertos tenham notas diferenciadas.
- Redação, já sabemos que no Exame nacional o estudante precisa fazer um texto argumentativo-dissertativo e que nele deve apresentar uma proposta de intervenção (isso porque o tema geralmente leva a questões problemáticas). Já nos vestibulares a estrutura varia, em algumas, como é o caso da Unicamp, pode acontecer de o candidato ter duas opções a sua escolha.
- Por fim, cabe dizer que com a nota alcançada no Enem é possível se candidatar para estudar em universidades até mesmo de fora do pais, como a University College Dublin na Irlanda, a Ryerson University no Canadá e a Universidadede Coimbra em Portugal.
Para mais informações sobre o Enem 2020, siga acompanhando a nossa seção Carreiras.