Os brasileiros têm alguns impostos fixos que devem ser pagos no início do ano, entre eles está o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O imposto é definido pela cidade que o contribuinte mora. O IPTU de São Bernardo, por exemplo, vai ter valor mais caro no imposto do próximo ano.
Os donos de imóveis na cidade de São Bernardo terão de pagar 2,67% à mais no IPTU do ano de 2020.
O valor do imposto é calculado com base na variação do IPCA-15, que é apurado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa variação sempre é correspondente ao mesmo mês do ano anterior até o mês em que se pede essa apuração, ou seja, de dezembro de 2018 a novembro de 2019.
Veja também: Carnê do IPTU 2020: quando o boleto vai chegar?
O reajuste da cidade, mesmo com o aumento, ficará abaixo da inflação do país que está em 3,12% no acumulado de 12 meses até novembro deste ano.
No início do ano, os moradores da cidade reclamaram do aumento do IPTU que havia ficado acima da inflação.
Este ano a prefeitura da cidade de São Bernardo do Campo também decidiu cobrar a variação para a taxa do lixo, que será cobrada no mesmo carnê.
Em 2018, os moradores se depararam com um aumento de até 30% na tarifa do lixo. No ano passado a prefeitura de São Bernardo arrecadou cerca de R$ 85 milhões com a cobrança desta taxa.
Segundo a administração municipal, o valor arrecadado não foi suficiente para cobrir as despesas de R$ 140 milhões com o serviço prestado.
A taxa é calculada tomando como base o custo dos serviços com limpeza pública dividido pelo total de imóveis, variando de acordo com o tamanho e o uso, ou seja, se o imóvel é residencial ou comercial.
Caso os contribuintes queiram consultar os valores, condições de pagamento, vencimento do imposto e outras informações sobre o IPTU de São Bernardo é preciso acessar o site da prefeitura e realizar a consulta.
Se o contribuinte está inadimplente com relação ao IPTU também é possível negociar com a prefeitura da cidade a melhor forma de pagamento para quitar a dívida e não ter o seu nome inscrito em dívida ativa.