CNH Social em Goiás divulga data para publicação da lista dos aprovados

Aprovados no programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social em Goiás terão os nomes divulgados na próxima semana. O Detran informou que no dia 30 estará liberando a lista de classificados para obter o documento de forma gratuita. De acordo com o órgão, foram registradas mais de 45 mil candidaturas.

CNH Social em Goiás divulga data para publicação da lista dos aprovados (Imagem: Google)
CNH Social em Goiás divulga data para publicação da lista dos aprovados (Imagem: Google)

O Programa da CNH Social permite que brasileiros passem a ter acesso a Carteira de Habilitação sem precisar pagar pela taxa de inscrição.

Em Goiás, foram contemplados 4.014 inscritos que passarão a ter direito a participar das aulas e treinamento teóricos e práticos promovidos pelo Detran regional.

O órgão informou ainda que essa foi a seleção com o maior número de candidaturas. Ao todo, foram registradas 45.380 inscrições, sendo 2.213 inscritos para a CNH Rural, 37.968 para a modalidade Urbana e 5.199 para a estudantil.

Apesar dos números elevados, o Detran explicou ainda que apenas 25 mil puderem competir. Isso porque, eles não cumpriam com as determinações mínimas de renda ou não acompanharam todas as etapas do processo seletivo.

Processo de matrícula

Para quem for chamado, a matrícula deverá ser feita diretamente pelo site do Detran-GO e será necessário ainda entregar uma documentação nas unidades do Vapt Vupt ou do Ciretran.

Entre os registros solicitados está o de identificação pessoal, titulo de eleitor, comprovante de residência e mais.

O prazo de matrícula será liberado juntamente com a lista de classificação. Não sendo ocupadas todas as vagas o Detran promoverá uma nova chamada de remanejamento até que todas as oportunidades sejam registradas.

Como funciona o programa CNH Social

O programa leva em consideração a renda familiar per capita de cada candidato, sendo priorizado aquela com a menor renda.

Além disso, ele avalia também o número de componentes do grupo familiar, a existência de benefício social, data e hora da inscrição, maior idade.

Ao serem aprovados, os candidatos passam a obter o direito de isenção de taxas como inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico. Além disso, tem acesso completo ao curso de direção.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.