Unidades do Poupatempo oferecem matrículas escolares para rede pública de São Paulo

Estudantes da rede pública de São Paulo devem ficar atentos aos prazos de matrícula. Nessa terça-feira (06), os Postos do Poupatempo passaram a realizar as inscrições dos alunos que desejarem começar os estudos em 2021. O procedimento deve ser feito em duas etapas, sendo a primeira um agendamento no site da plataforma. A ação vem sendo feita realizada em parceria com a administração pública.   

Unidades do Poupatempo oferecem matrículas escolares para rede pública de São Paulo (Imagem: Google)
Unidades do Poupatempo oferecem matrículas escolares para rede pública de São Paulo (Imagem: Google)

Se você deseja se matricular ou matricular seu filho em alguma escola pública de São Paulo, fique atento. O processo de inscrição já começou e pode ser feito através do Poupatempo.

De acordo com os informes do governo federal, os interessados terão até o próximo dia 16 para realizar o procedimento.  

Saiba como se matricular 

A primeira etapa da pré-matrícula é realizar um agendamento pelo portal  wwwpoupatempo.sp.gov.br. Os candidatos devem informar a data e horário que desejarão ser atendidos.

O procedimento pode ser feito também pelos totens de autoatendimento, disponíveis nos postos do programa e em estações do metrô e da CPTM, shopping centers, unidades do Descomplica SP, etc.  

Feito isso, no dia marcado, basta comparecer a apresentar a documentação solicitada, sendo o RG ou a Certidão de Nascimento e o comprovante de residência do estudante.

Para quem tem menos de 18 anos, é preciso ir acompanhado de um representante legal, comprovando através de uma documentação oficial.  

Procedimentos a serem realizados 

Feito o registro presencial, o aluno receberá um protocolo onde deverá consultar as vagas disponíveis nas instituições de ensino próximo de sua residência.

A lista com o nome das escolas está presente no site da Secretaria da Educação –www.educacao.sp.gov.br e a efetivação final da matrícula só poderá ser feita após as entregas dos documentos mencionados no portal.  

Parceria do Poupatempo com a educação

A ação vem sendo feita em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, com a finalidade de facilitar o processo de matrícula dos estudantes. Em São Paulo, no ano de 2019, foram registrados mais de 580 novos alunos através do Poupatempo.  

Em caso de dúvidas sobre o Poupatempo, acesse www.poupatempo.sp.gov.br. Para mais detalhes sobre a matrícula escolar 2021, consulte o site da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br). O portal também serve como entrada para a pré-matrícula, evitando que os candidatos precisem sair de casa. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.