Licenciamento do veículo 2020: quando regularizar o documento?

Um novo ano está chegando e com ele há também a atualização do licenciamento do veículo e pagamento de impostos como IPVA. O Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) é um documento que autoriza a circulação do automóvel em todo o território nacional. Por meio dele, o Detran consegue comprovar que o carro não apresenta nenhuma pendência financeira com o poder público.

Licenciamento de veículo 2020: quando regularizar o documento?
Licenciamento de veículo 2020: quando regularizar o documento?

Quando regularizar o documento?

Sua renovação precisa ser feita anualmente, e acontece se o automóvel não tiver nenhuma dívida de multa ou IPVA. Carros, motos, caminhões e etc., qualquer tipo de veículo precisa ter o licenciamento para poder circular.

Sua emissão é feita por meio do Detran de cada estado e pode ser solicitada tanto presencialmente quanto online. Basta requerer o documento e comprovar que não há nenhum imposto ou multa em aberto.

Leia também: Boleto do IPVA não chegou? Saiba o que fazer

Aqueles que desejarem fazer licenciamento do veíuclo no site, precisam informar a placa e o número do Renavam.

Em ambos os casos será emitido um boleto que deve ser pago dentro do prazo estipulado. O valor, diferentemente do IPVA, é igual para todos os tipos de veículos.

Entretanto, é preciso estar atento aos reajustes anuais realizados pelo governo federal. O carnê pode ser quitado em qualquer agência da Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil ou nas lotéricas.

Quais as consequências de fazer o licenciamento do veículo?

Quem não estiver com a documentação atualizada está sujeito a multas e também a ter o automóvel confiscado. Por se tratar de um registro obrigatório, os motoristas precisam estar sempre com ele em mãos e mantê-lo em dia.

Quem for pego na direção e não apresentar o CRLV atualizado, poderá levar uma multa de 7 pontos na habilitação e ter o veículo guinchado até a unidade do Detran. Para poder ter o bem novamente, o motorista precisará:

  • Pagar a multa;
  • Pagar todas as pendências que houver (como IPVA, DPVAT etc);
  • Fazer e pagar o licenciamento;
  • Pagar por dia que o carro ficou apreendido no pátio.

Caso seja encontradas dividas de anos anteriores, o valor também será cobrado e com juros. As dívidas com mais de dois anos deverão ser desbloqueadas por meio da Secretaria da Fazenda do local.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.