Itaú atinge 500 mil acionistas e registra avanço de 108% este ano

O Itaú Unibanco anunciou nesta quarta-feira (16) que chegou a marca de 500 mil acionistas. Desde dezembro de 2019, o número de acionistas aumentou em 108%. Atualmente ela é a maior instituição financeira privada do Brasil.

O banco Itaú afirma em nota que atingiu 500 mil acionistas e registrou aumento de 108% desde o fim de 2019
O banco Itaú afirma em nota que atingiu 500 mil acionistas e registrou aumento de 108% desde o fim de 2019 (Imagem: Reprodução/Google)

Segundo a nota divulgada, em dezembro de 2016, o banco tinha 113 mil acionistas. Somente de dezembro do ano passado para julho deste ano, a empresa saltou de 241 mil para 434 mil acionistas.

O banco afirma que se dedicou em proporcionar condições para os clientes durante a fase da pandemia do COVID-19, de forma a repactuar R$ 52 milhões de créditos. Do mês de agosto de 2015 até dezembro de 2019, a ação do banco triplicou. Mesmo com a crise atual, houve o dobro do aumento, com relação ao reinvestimento dos dividendos pagos.

É com imenso prazer que informo que atingimos a marca de 500 mil acionistas do Itaú Unibanco. São 500 mil sócios que acreditam na nossa capacidade e constroem conosco a história do Itaú Unibanco”, afirma Renato Lulia Jacob, Head de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado do Itaú

O Itaú afirma que se baseia em três alavancas fundamentais para a estratégia da empresa, que é centrada no cliente: transformação digital, pessoas e eficiência.

Números do banco

Atualmente, o Itaú é a maior instituição financeira em valor de mercado da América Latina. Possui 97 mil colaboradores e 56 milhões de clientes. É a marca mais valiosa do Brasil, com o o número de R$ 33,5 bilhões, de acordo com o Ranking Interbrand em 2019.

Segundo o Banco Central do Brasil, o Itaú também é o maior banco do país em ativos totais. Em junho de 2020, apresentava o valor de mercado em R$ 251 bilhões. Com relação aos clientes digitais, a empresa possui a marca de 22,9 milhões de pessoas. Esse dado considera os cientistas e os cartonistas digitais.

Aqui na área de Relações com Investidores, estamos focados em desenvolver iniciativas inovadoras visando melhorar cada vez mais a transparência e a qualidade do relacionamento entre o banco e seus acionistas. Obrigado!”, conclui Jacob.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.