O brasileiro está vendo o preço da carne aumentar cada vez mais, desde outubro desse ano. Isso acontece por diversos fatores, desde um consumo maior por parte dos estrangeiros até a falta de demanda de bezerros.
O Brasil é o segundo país que mais produz carne bovina, e o principal exportador mundial desse produto. O preço da carne subiu por conta das exportações que também tiveram alta.
Segundo dados da associação que representa os frigoríficos (Abrafrigo), entre os meses de setembro e outubro as exportações para a China foram de +110%, para a Rússia +694% e para os Emirados Árabes +175%.
Leia também: O que a alta do dólar representa para o seu bolço? Entenda!
Os chineses aumentaram muito o consumo de carne brasileira, e segundo frigoríficos eles pagam até 15% a mais pela carne.
Essa grande procura dos chineses pela carne bovina brasileira, se dá principalmente por causa de peste suína que matou mais de 7,5 milhões de porcos na Ásia.
Para dar conta do aumento das vendas, os chineses habilitaram durante o ano vários frigoríficos para que esses pudessem exportar carne para o país. Entre eles, inclusive, um que fornece carne de jumento.
Com esse aumento o preço da arroba do boi cresceu e a oferta de bezerros não está conseguindo acompanhar essa demanda.
Então a procura por carnes como a de frango, porco e até por ovos subiram e isso fez com que o preço da carne e das demais proteínas subissem.
É bom o brasileiro se preparar, pois as carnes devem continuar com preços altos por alguns meses ainda, até a oferta de animais voltar a crescer.
O motivo do crescimento da arroba do boi, ao longo do ano, aconteceu por conta da estratégia adotada pelos pecuaristas no primeiro semestre do ano para diminuir os custos de produção.
Os criadores atrasaram o período de confinamento de animais, no qual o gado passa pelo processo de dieta para engordar e depois ir ao abate.
Ao invés disso os pecuaristas optaram por manter seus gados engordando no pasto, e isso acabou adiando a chegada do boi ao frigorífico. No período em que os pecuaristas tomaram essa decisão não havia uma expectativa de vendas tão crescente.