As agências do INSS retornarão na próxima segunda-feira (14) com os atendimentos presenciais, porém com hora marcada. Os agendamento são realizados no site, plicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Após quase seis meses apenas com atendimento remoto, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social terão os atendimentos presenciais retomados na próxima segunda (14), segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
As agências estão fechadas desde o dia 24 de março, após o início das medidas de restrição social para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Mesmo assim, os atendimentos continuarão de forma remota através dos canais de atendimento.
Os atendimentos presenciais serão com agendamento e hora marcada, com o intuito de evitar aglomerações. O Instituto informou que não adianta ir até uma agência sem agendamento prévio, pois o segurado não será atendido.
Para marcar seu horário, o cidadão pode usar os seguintes canais:
- Site do INSS (gov.br/meuinss);
- Aplicativo Meu INSS;
- Telefone 135.
Outra iniciativa do INSS é só ofertar serviços que necessitam do atendimento presencial, como: perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Os demais continuarão a ser resolvidos através dos outros canais de atendimento.
O órgão está passando por adaptações para atender os segurados, por isso estão capacitando os seus servidores para trabalhar nesse “Novo Normal”.
Outro cuidado é que está acontecendo uma análise dos funcionários e contratados para verificar aqueles que fazem parte do grupo de risco.
Apenas os servidores que não fazem parte do grupo de risco é que estarão na linha de frente no atendimento presencial. Os demais funcionários continuarão trabalhando de forma remota, atendendo pelo site ou pelo telefone.
Por esse motivo, o número de funcionários será reduzido e, por consequência, o número de atendimentos também.
Além disso, está cuidando da organização do espaço físico pensando no distanciamento obrigatório das mesas e cadeiras, as medidas de limpeza, tanto dos ambientes como no oferecimento de álcool gel e equipamentos de proteção individual.
O objetivo é que o atendimento presencial possa acontecer da melhor forma possível, sem contaminação e com serviços rápidos e eficientes.