INSS atenderá apenas ESTE público no retorno das agências

Aposentados e pensionistas deverão esperar mais um pouco para voltar as agências. Na última semana, o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que estará reabrindo as portas de suas unidades a partir da próxima segunda-feira (14). Será a primeira vez que o órgão voltará a funcionar depois da pandemia do novo coronavírus, e por isso estão sendo aplicadas uma série de medidas rígidas de fiscalização. Dessa forma, nem todos os segurados poderão ser contemplados. 

INSS atenderá apenas ESTE público no retorno das agências (Imagem: Google)
INSS atenderá apenas ESTE público no retorno das agências (Imagem: Google)

Apesar de anunciar que iria reabrir suas agências, o INSS ainda deverá manter um fluxo reduzido de pessoas por unidade.

De acordo com o informe oficial, só serão aceitos os cidadãos que tiverem realizado um agendamento prévio e comprovarem não estar infectados com a covid-19.  

Dessa forma, o número de atendimentos ainda será reduzido e os serviços digitais continuarão funcionando.

No caso daqueles que desejarem ir até uma agência, será obrigatório o agendamento no site Meu INSS e aplicativo, ou ligar no 135. 

Agendamento online e normas do novo atendimento 

A marcação de horários funcionará de forma específica mediante o serviço e localização do cidadão. O primeiro passo é se conectar em uma das plataformas do INSS.

Na sequência, será necessário informar o protocolo que deseja resolver (como pensões e aposentadorias, por exemplo) e depois informar o endereço de sua residência. 

Feito isso, a página irá mostrar qual a unidade mais perto de sua região que esteja fazendo o atendimento. É válido reforçar que nem todas as agências estarão funcionando, pois foram permitidas apenas aquelas aptas mediante as normas de proteção e segurança.  

Isso significa dizer que, pode haver um tempo maior no andamento dos serviços, pois o fluxo de demandas precisará ser reduzido para que os cidadãos sejam atendidos de forma segura.

No caso de idosos com mais de 60 anos, será permitido o envio de um representante legal caso este esteja doente ou impossibilitado.  

Se houver a necessidade de desmarcar a solicitação, o INSS solicita que o cidadão retorne o contato com sua administração pelas plataformas digitais e transfira a data para que o dia não utilizado seja reposicionado para outra pessoa. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.