Parece que a Black Friday 2019 será destinada aos lojistas com pontos físicos. Pesquisas realizadas pelo Google revelam que apenas 38% dos consumidores alegaram que irão comprar em lojas online, enquanto os demais estarão focados nas ofertas presenciais. Há 10 anos no calendário comercial brasileiro, essa é a primeira vez em que as compras em lojas físicas ganham destaque.
Marcada para essa sexta-feira (29), a Black Friday já vem movimentando inúmeros sites de grandes marcas como Amazon, Boticário, Mac, Latam, entre outras. Porém, apesar dos descontos tentadores, os consumidores seguem aguardando o dia para poder adquirirem seus produtos.
Os estudos feitos pelo Google informam que 25% dos clientes vão fazer suas compras em mais de um canal. Se compararmos ao ano passado, o valor era apenas de 7%.
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Os números de venda devem aumentar ainda mais graças a liberação de auxílios governamentais, como o saque imediato do FGTS, no valor de R$ 500 à R$ 1000 a depender do beneficiário e também com a liberação do 13º.
Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), espera-se que seja injetado cerca de 3 bilhões na economia nacional, que contabilizará uma alta de 18% sobre o desempenho do ano passado.
Mudanças de comportamento na Black Friday 2019
O levantamento do Google mostra que há ainda mudanças no comportamento dos compradores. Ao contrário das edições anteriores onde ficava-se perdido em meio a tantas ofertas, 69% dos brasileiros já sabem exatamente o que desejam comprar e registraram um gasto médio de R$ 1.300.
Os consumidores agora passam a investigar mais os preços, tendo uma noção média do quanto precisarão gastar. Além disso, muitos alegaram que vieram realizando pesquisas no mercado para evitar cair em fraudes, como produtos com valores muito acima do mercado que são ‘descontados’ durante a Black Friday.
Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), uma compra de algo na Black Friday começa muito antes do dia da ação, seja por parte dos lojistas os dos clientes.
Nove a cada dez consumidores já veem realizando busca de preços há meses para poder confirmar se o que desejam esta de fato em promoção.
Quanto às buscas das ofertas, 40% afirmaram que olhariam os preços no mesmo mês da Black Friday, 28% fariam pesquisa com um mês de antecedência e 11% até dois meses antes. Outros 13% só devem verificar preços no dia do evento, segundo a pesquisa.
Pronta entrega
Outro ponto que promete ser positivo para os donos de lojas físicas é a pronta entrega. Os clientes que forem até os centros de compra estarão buscando por seus produtos de forma imediata, fugindo das elevadas cobranças de frete e atrasos no envio. 3
9% dos entrevistados afirmaram que a opção de retirada na loja é um dos pontos cruciais na hora de decidir onde comprará o produto.