Atenção motoristas sul-mato-grossenses, foram liberadas as datas e valores de pagamento do IPVA 2020 do Mato Grosso do Sul. Os proprietários deverão quitar o primeiro valor até o mês de janeiro de 2020 e contarão com descontos de até 50%. Os boletos estarão sendo distribuídos a partir do dia 3 de dezembro pelos correios.
As condições especiais serão destinadas para aqueles que estão com pagamento atrasado, e forem efetuar a quitação dos anos anteriores. Quem desejar pagar o valor de uma única vez, poderá ser beneficiado com 15% de desconto.
Leia também: Governo permite IPVA 2020 com descontos de 80%? Veja se a mensagem é real
Já quem não tiver condições e preferir parcelar, poderá dividir o imposto em até 5 vezes, pagando a primeira cobrança impreterivelmente no dia 31 de janeiro de 2020.
Descontos no IPVA 2020 do Mato Grosso do Sul
Nos carros de passeio usados, o desconto continuará de 25% e a alíquota corresponderá a 3,5%. Os proprietários de motos receberam 50% de desconto no primeira pagamento do imposto, com uma alíquota de 1% sobre a tabela FIPE. Os caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos continuarão sem precisar pagar a primeira tributação.
Confira o valor das alíquotas
- Caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos – 2%
- Embarcações e aeronaves – 3%
- Aeronaves e lanchas esportivas (jet-skis, motor-home e kart) – 3%
- Carros de passeio – 3,5%
- Carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel – 4,5%
- Veículos de corrida – de 7%
As alíquotas são aplicadas sobre o valor venal do automóvel. Para veículos semi novos é considerado seu preço de mercado conforme atualização da tabela Fipe. Os automóveis zero quilômetro ou que pagarão o imposto pela primeira vez, consideram o valor da nota fiscal.
Dados do governo estadual afirmam que somente para o IPVA 2020 do Mato Grosso do Sul, há mais de 1,5 milhão de veículos a serem cobrados.
Quanto à distribuição do imposto, segundo o superintendente de Administração Tributária, Waldomiro Morelli Junior, 50% do IPVA é ofertado para os municípios.
O restante da quantia é enviado para o Estado, que utiliza a verba para investir em obras e ações que visem uma melhoria na saúde, educação, cultura, etc.
Aqueles que não pagarem, estarão sujeitos a suspensão de seus automóveis, acréscimo de juros e ficarão com o nome sujo no governo. É importante lembrar que não há uma multa de trânsito assegurada por Lei para os motoristas que estejam com o documento pendente.