Os beneficiários do auxílio emergencial usam o aplicativo Caixa Tem para fazer a movimentação dos depósitos de R$600. A Caixa Econômica também abriu o sistema para que os trabalhadores recebam o saque emergencial do FGTS, mas os dois grupos estão enfrentando dificuldades para acessar o aplicativo.
Os problemas são diversos, vão desde uma fila de espera virtual que não permite entrar na conta, erros na hora de fazer transferências, além de bloqueios com mensagens informando que o CPF está cadastrado em mais de um celular.
Na quarta-feria (12), a Caixa realizou o depósito de novas parcelas do auxílio emergencial para os trabalhadores informais autônomos e desempregados nascidos no mês de julho.
O último crédito de saque emergencial do FGTS de R$1.045 foi realizado na segunda-feira (10), na conta poupança para os nascidos em julho.
O aplicativo do Caixa Tem pode ser baixado para android no Play Store e para Iphone na Apple Store.
A transferência pode ser realizada por meio de DOC e o cliente pode enviar dinheiro para bancos físicos tradicionais ou digitais.
De acordo com o banco os usuários da conta Poupança Social Digital podem fazer transferências ilimitadas para contas da Caixa, e até três transações mensais para outros bancos, com o limite de R$ 600 por movimentação e de R$ 1 mil por dia.
Porém, o cliente deve ficar atento a calendário divulgado pela Caixa, pois o dinheiro só poderá ser transferido a partir da data determinada nele.
Pelo aplicativo os usuários podem acessar informações sobre os seus benefícios, além de poder saber sobre Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.
Os usuários devem ficar atentos e não fazer o cadastro do seu CPF em mais de um celular, pois isso pode fazer com que a Caixa bloqueie o seu benefício. Já que a instituição está realizando o bloqueio preventivo para proteger os clientes.
Os trabalhadores que tiveram as contas suspensas receberão a mensagem “Procure uma agência da CAIXA com seu documento de identidade para regularizar seu cadastro”.
Além disso, foram disponibilizados canais para registro de denúncias de fraudes é o sistema Fala.Br, uma Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU ou pelos telefones 121 ou 0800-707-2003.
Quando procurar a agência da Caixa?
Se o usuário já tiver atualizado o aplicativo Caixa Tem, buscado acessar o sistema em horária que não seja de pico, e evitado dividir um mesmo aparelho para dois beneficiários, então será preciso procurar a Caixa.
Isto é, depois de esgotadas todas as possibilidades de resolver o problema em casa, só então a recomendação é comparecer ao banco.