Os trabalhadores que dependem dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e que estão com os atendimentos presenciais já agendados até o dia 21 de agosto, devem marcar novas datas para o comparecimento às agências.
De acordo com o INSS, após a decisão de adiar a reabertura dos postos prevista para esta segunda-feira (3), os agendamentos não foram remarcados automaticamente.
O instituto ainda ressaltou que “segurados sem hora marcada não serão atendidos”. A nova previsão de retorno é para o dia 24 de agosto.
Os segurados deverão refazer o processo de agendamento por meio do portal, do aplicativo Meu INSS ou da central telefônica 135, escolhendo um novo dia de atendimento.
Caso o benefício for concedido, o pagamento será retroativo à data da primeira solicitação.
O órgão foi questionado sobre o número de pessoas que necessitam do atendimento, depois de cinco meses de fechamento das agências, adiados por três vezes. E se limitou a dizer que não há acúmulo de pedidos porque há análises e concessões sendo feitas de forma remota.
Mas, o órgão admitiu que serviços que não poderão ser realizados por canais de atendimento remotos, como perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios, serão retomados prioritariamente.
O instituto disse que esse novo adiamento do serviço presencial dos servidores para o dia 24, foi decidido depois do grupo que ficou responsável pelo plano de reabertura entender que as agências ainda não estavam cumprindo os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Para que possa reabrir 1.500 agências é preciso que seja realizada a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), a instalação de barreiras de acrílico nos guichês de atendimento e uma nova sinalização interna nas unidades. Além disso, será realizada a medição da temperatura corporal na entrada e uso obrigatório de máscaras.
Como acessar meu INSS?
Acesse o portal Meu INSS, baixar o aplicativo no celular ou ligar no 135. Na página principal, vai se abrir solicitando que o usuário entre, se cadastre ou se inscreva no INSS.
Existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos. Para entrar com cadastro, basta clicar em “Cadastrar senha”. Preencha os dados, cadastre sua senha e selecione a opção continuar.
Depois de logado, vai carregar a tela de serviços do Meu INSS. É só clicar em “Agendamentos/Solicitações” e vai abrir uma página com todos os seus requerimentos se abrirá.
Se não tiver nenhum, aparecerá a mensagem: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Para agendar um novo pedido é só clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito.