Através do Meu INSS, segurados de todo o Brasil podem ter acesso a serviços de forma rápida e prática pela internet. Para fazer o cadastro é simples, de maneira online e gratuita.
A ferramenta permite fazer agendamentos, solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Leia também: Pagamento dos benefícios do INSS recebem novas regras
Pode acessar a plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mesmo aqueles que estão recebendo auxílio temporário, como salário maternidade, até os Aposentados e Pensionistas. Além das pessoas que ainda não se aposentaram ou estão em processo.
Para utilizar os serviços da plataforma é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular. Veja o passo a passo para realizar o cadastro.
Primeiro passo – Acessar o site do site do Meu INSS e clicar em “Entrar”;
- Logo em seguida, ele deverá clicar na opção “login” e uma janela surgirá. Nela, deverá ser descrito os detalhes para o login. Caso seja o primeiro acesso, clicar em “criar conta”.
Segundo Passo – Criar Conta
- Nesta etapa, agora é necessário indicar o CPF, nome completo, telefone celular para SMS e o e-mail. Logo após, deverá ser selecionada a caixa “Não sou um robô” e aceitar os termos e condições;
- Agora é a etapa de verificação de dados pessoais. O sistema irá indicar quais são os dados que devem ser selecionados. No exemplo, foi solicitado o dia do nascimento, ano e nome da mãe. Selecione as opções que são correspondentes a sua reposta e prossiga;
- Nesta etapa, o sistema ainda poderá solicitar novos dados. Preencha de forma correta. Neste exemplo, o sistema gera perguntas que devem se respondidas. A partir da validação das respostas, será confirmado o e-mail.
- Habilitar o cadastro é a próxima etapa. Nela você deverá informar o código de SMS enviado para o número cadastrado ou clicar no link de validação enviado para seu e-mail;
Agora é a etapa de cadastrar sua senha. É preciso inserir novamente o CPF (somente números) e uma senha de preferência (a senha deve ser digitada duas vezes).
Ao criar a senha de 12 caracteres, inclua letras maiúsculas e minúsculas, números (é obrigatório inserir pelo menos um) e/ou símbolos.
Terceiro passo – Acesse sua conta
Com a conta criada é só voltar a opção anterior e preencher as informações de login com o seu CPF e senha. Ao entrar no portal, você poderá ter acesso a todos os serviços e, posteriormente, também pode alterar os dados cadastrados na etapa dois, se necessário.