Ao pedir um benefício do INSS, precisamos ficar atentos a toda a documentação necessária. A falta de um documento ou comprovante faz com que o benefício não seja concedido. Por isso é importante acompanhar o requerimento para saber se o Instituto fez algum pedido complementar.
De acordo com o INSS, existem atualmente 917.527 requerimentos que já foram analisados e estão aguardando que o segurado envie a documentação que falta para a análise ser concluída.
Pode ter faltado um comprovante de um determinado emprego, cópia da carteira de trabalho, carnês de contribuição, etc.
É possível consultar e saber se é necessário a entrega de algum documento extra através do site, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Saiba se há pendências
- No site Meu INSS clique em Entrar. No aplicativo (disponível para iOS e Android) também é possível fazer a consulta.
- Na sequência, se já possuir cadastro prévio, insira seu CPF e, depois vá em “Avançar”. Caso não tenha cadastro, clique em “Crie sua conta gov.br” e siga as instruções.
- Agora coloque sua senha
- Na página principal, vá em serviços em destaque e escolha por agendamentos/solicitações
- Aqui você pode visualizar seus agendamentos no INSS. Selecione a data em que você fez o pedido de aposentadoria, pensão ou auxílio e veja se aparece a mensagem “Exigência”. Se isso aparecer, quer dizer que é preciso apresentar documento extra para o INSS. Clique na lupa para ver o que precisa apresentar. Se a mensagem for “Concluída”, o INSS já analisou seu pedido. Se aparecer “Em análise”, o instituto ainda não tem uma decisão final sobre sua solicitação.
- Nesta página você vai ver em detalhes seu pedido e os dados pessoais. Selecione Comentários. Aqui está a informação de quais documentos precisam para o andamento da solicitação.
- Ao final da página, em “Responda aqui” é possível escrever observações ou informações que considera importante ou que o INSS pediu esclarecimento. Clique em “anexar documentos” para juntar a documentação exigida. Revise as informações e, depois, clique em “Enviar”. É possível gerar um número comprovante.
Pedido negado mesmo com correções
Nos casos em que mesmo com toda a documentação pedida, a requisição for negada, o advogado previdenciário João Badari aconselha que o segurado recorra administrativamente ou entre com ação na Justiça.