Procon alerta sobre golpe da falsa promoção na Black Friday

A Black Friday está chegando e apesar da chuva de descontos é preciso estar atentos para as fraudes. Considerado o principal evento no calendário dos lojistas, o dia tornou-se conhecido pela grande queda de preço de produtos nos mais diversos setores e serviços. Este ano, marcada para o próximo dia 29, a expectativa é que o comércio tenha um acréscimo de vendas de 18% em relação a 2018.

Procon alerta sobre golpe da falsa promoção na Black Friday
Procon alerta sobre golpe da falsa promoção na Black Friday

Atentos a possibilidade de golpes, o Procon vem emitindo informes para que os brasileiros não tenham danos por causa de suas compras. Diretor do Procon-SP, Fernando Capez relembra que entre as fraudes mais conhecidas, o desconto maquiado acaba enganando a maioria dos compradores desatentos. “Eles aumentam o preço e depois dão um desconto correspondente ao aumento”, enfatizou.

Notícia relacionada: Black Friday 2019: site permite a consulta dos melhores valores

Além disso, relembrou também que muitos sites enganam seus clientes por meio da entrega dos produtos. Trata-se de empresas fantasmas que divulgam ofertas tentadoras, mas não obtém o material para entregar ao cliente.

“As empresas que não existem, ou seja, site não oficial. O estelionatário aplica um golpe e vende na internet um produto que ele não vai entregar. Outro problema muito comum são as empresas que têm o costume de falhar na entrega. Acontece extravio ou os produtos chegam danificados”, orientou.

Ter uma lista do que deseja comprar é um bom ponto de partida. Segundo o executivo, a quantidade exagerada de anúncios muitas vezes acaba dispersando o comprador que efetua compras por impulso. Outra medida necessária é estar atento aos preços, ofertas absurdamente fora da tabela de mercado devem ser desconsideradas.

Ter uma noção prévia de valores ajudará o comprador a não cair em golpes. É importante também priorizar sites já renomados e com credibilidade no mercado, de modo que evite estresses com o cancelamento da compra, não envio ou fretes acima do previsto.

Compras online na Black Friday

Marcus Garcia, VP de Produtos da FS, empresa de segurança digital, reforça o alerta para aqueles que desejam fazer compras online. É preciso estar atento ao fornecer os dados de seu cartão de crédito. Confiar no site, chegar sua avaliação e evitar registrar os dados em portais inseguros é de extrema importância.

“Segurança digital é algo imprescindível atualmente, pois hoje tudo é resolvido com um celular nas mãos. São muitas informações e dados pessoais trafegando o tempo todo, sendo totalmente vulneráveis as ações de hackers ou quadrilhas especializadas em crimes com desvio de dados. Diante dessa triste realidade, as pessoas precisam levar mais a sério a questão da blindagem dos seus smartphones.”, afirmou.

Lista com 7 dicas do Procon para evitar fraudes

  • Limite de gastos: Tenha um limite do que deseja comprar e saiba exatamente quais os produtos está precisando.
  • Entrega e troca: Fique atento ao prazo de entrega e esteja por dentro da política de troca da empresa que for efetuar a compra.
  • Golpes virtuais: Cuidado com os links tentadores que apareceram em suas telas. Não clique, seja por celular ou computador, pois pode ser um golpe para pegar seus dados.
  • Compras online: Antes de finalizar uma compra online esteja atento ao preço final que constará em seu carrinho, evitando demais surpresas em sua fatura com preços mais elevados do que o esperado.
  • Vitrines: Em caso de produtos expostos na vitrine, fique atento se os preços não são para pagamentos a vista. Observe as taxas de juros mensais e anuais, além do valor e número das parcelas.
  • Cancelamento: Conforme consta no Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de cancelar suas compras online em até 7 dias. Procure se informar sobre quais os processos necessários para esse cancelamento. Normalmente consta na devolução do produto e reembolso
  • Informações: Leia as informações dos produtos, prazo de validade, garantia, preço, quantidade solicitada, etc.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.