A Black Friday está chegando e apesar da chuva de descontos é preciso estar atentos para as fraudes. Considerado o principal evento no calendário dos lojistas, o dia tornou-se conhecido pela grande queda de preço de produtos nos mais diversos setores e serviços. Este ano, marcada para o próximo dia 29, a expectativa é que o comércio tenha um acréscimo de vendas de 18% em relação a 2018.
Atentos a possibilidade de golpes, o Procon vem emitindo informes para que os brasileiros não tenham danos por causa de suas compras. Diretor do Procon-SP, Fernando Capez relembra que entre as fraudes mais conhecidas, o desconto maquiado acaba enganando a maioria dos compradores desatentos. “Eles aumentam o preço e depois dão um desconto correspondente ao aumento”, enfatizou.
Notícia relacionada: Black Friday 2019: site permite a consulta dos melhores valores
Além disso, relembrou também que muitos sites enganam seus clientes por meio da entrega dos produtos. Trata-se de empresas fantasmas que divulgam ofertas tentadoras, mas não obtém o material para entregar ao cliente.
“As empresas que não existem, ou seja, site não oficial. O estelionatário aplica um golpe e vende na internet um produto que ele não vai entregar. Outro problema muito comum são as empresas que têm o costume de falhar na entrega. Acontece extravio ou os produtos chegam danificados”, orientou.
Ter uma lista do que deseja comprar é um bom ponto de partida. Segundo o executivo, a quantidade exagerada de anúncios muitas vezes acaba dispersando o comprador que efetua compras por impulso. Outra medida necessária é estar atento aos preços, ofertas absurdamente fora da tabela de mercado devem ser desconsideradas.
Ter uma noção prévia de valores ajudará o comprador a não cair em golpes. É importante também priorizar sites já renomados e com credibilidade no mercado, de modo que evite estresses com o cancelamento da compra, não envio ou fretes acima do previsto.
Compras online na Black Friday
Marcus Garcia, VP de Produtos da FS, empresa de segurança digital, reforça o alerta para aqueles que desejam fazer compras online. É preciso estar atento ao fornecer os dados de seu cartão de crédito. Confiar no site, chegar sua avaliação e evitar registrar os dados em portais inseguros é de extrema importância.
“Segurança digital é algo imprescindível atualmente, pois hoje tudo é resolvido com um celular nas mãos. São muitas informações e dados pessoais trafegando o tempo todo, sendo totalmente vulneráveis as ações de hackers ou quadrilhas especializadas em crimes com desvio de dados. Diante dessa triste realidade, as pessoas precisam levar mais a sério a questão da blindagem dos seus smartphones.”, afirmou.
Lista com 7 dicas do Procon para evitar fraudes
- Limite de gastos: Tenha um limite do que deseja comprar e saiba exatamente quais os produtos está precisando.
- Entrega e troca: Fique atento ao prazo de entrega e esteja por dentro da política de troca da empresa que for efetuar a compra.
- Golpes virtuais: Cuidado com os links tentadores que apareceram em suas telas. Não clique, seja por celular ou computador, pois pode ser um golpe para pegar seus dados.
- Compras online: Antes de finalizar uma compra online esteja atento ao preço final que constará em seu carrinho, evitando demais surpresas em sua fatura com preços mais elevados do que o esperado.
- Vitrines: Em caso de produtos expostos na vitrine, fique atento se os preços não são para pagamentos a vista. Observe as taxas de juros mensais e anuais, além do valor e número das parcelas.
- Cancelamento: Conforme consta no Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de cancelar suas compras online em até 7 dias. Procure se informar sobre quais os processos necessários para esse cancelamento. Normalmente consta na devolução do produto e reembolso
- Informações: Leia as informações dos produtos, prazo de validade, garantia, preço, quantidade solicitada, etc.