Milhares de pessoas na Califórnia foram ordenadas a não sair de casa e evitar o ar livre

SALESóPOLIS, SP — Na manhã de terça-feira, 14 de outubro, residentes de Bakersfield, na Califórnia, enfrentaram níveis perigosos de poluição atmosférica, com partículas finas (PM2.5) e ozônio atingindo a categoria “perigoso” no Índice de Qualidade do Ar (AQI), superando 301.

Milhares de pessoas na Califórnia foram ordenadas a não sair de casa e evitar o ar livre
Milhares de pessoas na Califórnia foram ordenadas a não sair de casa e evitar o ar livre (Foto: Freepik)

Em resposta, autoridades locais emitiram ordens para que todos permanecessem em casa e evitassem atividades ao ar livre.

🌫️ O que aconteceu na Califórnia?

A situação foi desencadeada por ventos fortes que espalharam poeira e fumaça de incêndios florestais, resultando em níveis elevados de poluição por partículas finas (PM2.5) e ozônio.

Essas condições afetaram áreas como o sudoeste e o oeste do condado de Imperial e o Vale de Coachella, onde alertas de qualidade do ar foram emitidos devido a “níveis prejudiciais de poluição por poeira transportada pelo vento“.

🏥 Impactos na saúde

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) alertou que a exposição a altos níveis de poluição atmosférica pode causar uma variedade de efeitos à saúde, incluindo aumento de sintomas respiratórios, hospitalizações por doenças cardíacas e pulmonares, e até mesmo morte prematura.

Grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes, são especialmente vulneráveis.

Medidas de proteção recomendadas na Califórnia

Para proteger a saúde, as autoridades recomendaram que os residentes de Bakersfield, na Califórnia:

  • Permaneçam em casa com portas e janelas fechadas.
  • Evitem atividades físicas ao ar livre.
  • Utilizem purificadores de ar com filtros HEPA, se disponíveis.
  • Evitem o uso de ventiladores que tragam ar externo para dentro de casa.
  • Monitorem a qualidade do ar por meio de aplicativos e sites oficiais.

O papel do clima e da urbanização

Especialistas destacam que o aumento da poluição atmosférica na Califórnia está relacionado a fatores como mudanças climáticas, urbanização e incêndios florestais frequentes.

Esses eventos têm se tornado mais comuns e intensos, exigindo ações urgentes para mitigar seus impactos na saúde pública e no meio ambiente, como a ordem para que as pessoas não saiam de casa.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com