SALESóPOLIS, SP — A procedência das bebidas alcoólicas consumidas em bares de São Paulo tem gerado preocupação. Comunidades estão em alerta após casos de mortes relacionados ao consumo de bebidas adulteradas.

(Foto: Freepik)
De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, duas pessoas morreram após consumir bebida adulterada com metanol. Este álcool tóxico frequentemente aparece em bebidas vendidas de forma ilegal, levando a graves consequências.
Além das mortes, ainda há jovens internados por intoxicação com sequelas graves, como cegueira e estado de coma sem reversão.
Os riscos invisíveis do metanol
Diferente do etanol, que está presente em bebidas alcoólicas comuns, o metanol não tem cheiro ou sabor facilmente identificável.
Isso o torna ainda mais perigoso, pois a vítima consome sem perceber nada de errado.
- 5 a 10 ml já podem causar cegueira permanente.
- 30 ml podem levar à morte.
- Os sintomas podem demorar até 24 horas para aparecer, dificultando o diagnóstico rápido.
O alerta das autoridades é claro: não consuma bebidas de origem duvidosa, especialmente em bares sem registro ou vendedores ambulantes.
O consumo das bebidas foi feito em bares e baladas da região de São Paulo. Ou seja, quem consumiu não comprou uma garrafa específica de bebida, situação que tem tornado mais difícil a investigação da polícia.
Quais são os sinais de que uma bebida alcoólica pode estar adulterada?
- Sabor: amargo ou incomum
- Aroma: diferente ou químico
- Sintomas: náuseas ou vertigem logo após o consumo
No entanto, o que tem chamado atenção da Secretaria de Saúde de São Paulo é que as pessoas intoxicadas não relataram qualquer mudança de sabor ou cheiro na bebida.
De acordo com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do estado, desde junho foram confirmados seis casos de intoxicação por metanol. E ainda há outros 10 casos sendo investigados pelo mesmo motivo.
Casos em São Paulo em 2025
O Centro de Vigilância Sanitária intensificou fiscalizações em distribuidoras e bares, mas reforça que o consumidor deve desconfiar de preços muito abaixo do normal e dar preferência a locais de confiança.
A polícia civil também abriu investigações para rastrear a origem dessas bebidas adulteradas, que costumam ser produzidas em esquemas clandestinos e sem qualquer controle de qualidade.
O que é metanol?
O metanol (também conhecido como álcool metílico) é um composto químico pertencente à família dos álcoois.
Atualmente, o metanol é produzido principalmente a partir de gás natural, pela reação de monóxido de carbono (CO) com hidrogênio (H₂) sob altas temperaturas e pressão, utilizando catalisadores.
Apesar de ser parecido com o etanol (álcool comum), o metanol é altamente tóxico para humanos, pois no organismo ele é metabolizado em formaldeído e ácido fórmico, substâncias muito tóxicas.
O que fazer em caso de suspeita de intoxicação?
Se após consumir uma bebida, você ou alguém próximo sentir sintomas suspeitos, busque imediatamente ajuda médica. A resposta rápida pode ser crucial para evitar complicações graves.
Os sintomas mais comuns incluem: dor de cabeça, dor de barriga, cólicas abdominais, visão turva e enjoos. Embora sejam parecidos com embriaguez, a sensação não é sanada com remédios e continua por pelo menos 12 horas após o consumo da bebida.