4 posições para testar na cama hoje à noite quando for dormir

Dormir bem, sem dúvida, é essencial para a saúde física e mental.

No entanto, você sabia que a posição que você escolher para dormir na cama pode influenciar na qualidade do descanso? E vai além, envolvendo o alinhamento da coluna e até a respiração.

Pensando nisso, reunimos aqui quatro posições confortáveis que você pode testar à noite, ajudando a tornar suas noites mais relaxantes e revigorantes.

Dormir de lado (posição fetal)

A posição de lado, com os joelhos levemente flexionados em direção ao peito, é uma que os especialistas mais recomendam.

Isso porque, ela facilita a respiração, ajuda a reduzir o ronco e alivia a pressão sobre a coluna.

Para aumentar o conforto, coloque um travesseiro entre os joelhos. Esse apoio, embora simples, ajuda a alinhar quadris e coluna. Ao longo prazo reduz dores lombares e desconfortos ao acordar.

De barriga para cima (decúbito dorsal)

Dormir de costas é ideal para manter o corpo alinhado. Nessa posição, inclusive, o peso se distribui de maneira equilibrada, reduzindo pontos de pressão.

Um travesseiro baixo sob a cabeça e outro pequeno sob os joelhos aumentam a sensação de relaxamento e contribuem para a saúde da lombar.

Essa escolha é especialmente indicada para quem sente dores musculares frequentes.

De lado com apoio extra

Quem prefere dormir de lado também pode apostar em travesseiros de corpo ou almofadas extras. Elas oferecem sustentação para barriga, costas ou pernas, evitando movimentos bruscos durante a noite.

Uma cama arrumada antes de alguém deitar para dormir
4 posições para testar na cama hoje à noite quando for dormir ─ Imagem: Geração/FDR

Além de trazer aconchego, essa posição pode ajudar quem sofre com dores na lombar ou busca mais estabilidade ao dormir.

Posição inclinada

Dormir com o tronco levemente elevado é uma alternativa eficaz para quem sofre de refluxo, apneia do sono ou congestão nasal.

Você vai precisar apenas de travesseiros adicionais ou encostos ajustáveis para manter a inclinação. Essa posição melhora , sobretudo, a respiração e pode proporcionar um sono sem interrupções por desconfortos respiratórios.

Claro que cada corpo reage de forma diferente, mas escolher a posição correta pode te fazer dormir muito melhor. Testar essas quatro opções é uma maneira simples de descobrir qual delas traz mais conforto e descanso.

O importante é garantir que colchão e travesseiro estejam adequados, formando a dupla perfeita para um sono reparador.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.