Caixa TEM falha e brasileiros não conseguem receber FGTS e auxílio emergencial

PONTOS CHAVES

  • Aplicativo do Caixa Tem fica fora do ar e trava pagamentos 
  • Usuários fazem campanha pedindo revisão da ferramenta na Caixa
  • Liberações do coronavoucher e do FGTS continuam sendo feitas

Instabilidade no Caixa Tem faz com que os brasileiros fiquem sem acesso aos valores do auxílio emergencial e do FGTS. Nas últimas semanas, o aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para a administração da poupança digital vem apresentando problemas.   

Caixa TEM falha e brasileiros não conseguem receber FGTS e auxílio emergencial (Imagem: Reprodução - Google)
Caixa TEM falha e brasileiros não conseguem receber FGTS e auxílio emergencial (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com os usuários, a ferramenta está fora do ar, os impossibilitando de fazer consultas, pagamentos, compras e transferências. No texto abaixo, explicaremos como acessar o Caixa Tem.

Nessa quinta-feira (02), diversos internautas utilizaram suas redes sociais para informar a falta de funcionalidade do Caixa Tem. Através da #caixatemNÃOFUNCIONA, eles apresentaram relatos sobre os erros de sistema que estão aparecendo na plataforma.  

Muitos não conseguem abrir o aplicativo que aparece travado. Já outros têm acesso a página inicial, porém não podem selecionar as abas de pagamentos e consultas. Há também erros na hora de verificar o saldo e o calendário.  

Ciente da situação, a Caixa Econômica Federal explicou que está tomando as devidas providências para que os erros sejam corrigidos.

De acordo com a instituição, mediante a super lotação de acessos devido aos pagamentos liberados, a plataforma ficou sobrecarregada e por isso está instável.  

“A Caixa esclarece que nesta primeira semana de julho, em que ocorrem os processamentos de fechamento e início de mês, somados aos lançamentos dos créditos dos benefícios emergenciais e folhas de pagamento mensais, alguns serviços podem apresentar intermitência momentânea”, diz o banco em nota. 

É válido ressaltar que essa não é a primeira vez em que o sistema apresenta erro. No último dia 29, também houveram relatos da falta de funcionamento do Caixa Tem.

Nesta data, a Caixa teria liberado os valores do saque emergencial do FGTS, o que de certa forma comprova que a ferramenta não está preparada para a quantidade de acessos diários que estão sendo realizados.  

Até este sábado (04), os beneficiários do auxílio emergencial permanecerão recebendo as quantias de suas parcelas. Isso significa que possivelmente o sistema ficará instável. Para quem desejar fazer consultas, a Caixa recomenda permanecer tentando ao longo do dia, pois mesmo mediante aos erros há ainda usuários que conseguem se conectar.  

Sobre o Caixa Tem 

Trata-se de um aplicativo, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, que tem como finalidade permitir com que os cidadãos consigam acessar os valores de seus benefícios sociais. Pagamentos como o FGTS e o auxílio emergencial estão sendo feitos por meio da poupança digital vinculada a ferramenta. Desse modo, para compras, pagamentos e utilização do cartão de débito, os titulares precisam ter cadastro na plataforma.  

Caixa TEM falha e brasileiros não conseguem receber FGTS e auxílio emergencial (Imagem: Reprodução – Google)

Pode se inscrever no Caixa Tem todo o cidadão que estiver recebendo pagamentos dos benefícios citados acima. A criação da conta poupança é de responsabilidade da Caixa, de modo que o titular não precise solicitar o acesso.

Basta instalar o aplicativo, digitar os dados de identificação pessoal e automaticamente poderá utilizar sua carteira digital.  

Por meio do app é possível fazer pagamentos de boletos e criar um cartão de débito. Nesse último caso, basta abrir a plataforma e selecionar a opção ‘débito’ que a versão digital será apresentada imediatamente.  

O cartão de débito do Caixa Tem deve ser utilizado através dos números apresentados. Ou seja, na hora de fazer uma compra online é só informar os números de identificação do cartão, presentes no aplicativo, e confirmar a compra.  

Transferências e possibilidade de saque 

Há ainda a oportunidade de fazer retiradas por meio de transferências em marcas como o Picpay PagSeguro. Basta acessar as plataformas da instituição desejada, gerar um boleto na mesma e levar esse boleto até o Caixa Tem. Ao pagar o valor será debitado diretamente na conta titular do boleto, permitindo que a pessoa saque até R$ 1.000.  

Calendário de depósitos do Caixa TEM 

FGTS 

Nascidos em    Crédito na conta poupança social digital    Disponível para Saque em espécie ou transferência para outras contas   
Janeiro    29/06/2020    25/07/2020   
Fevereiro    06/07/2020    08/08/2020   
Março    13/07/2020    22/08/2020   
Abril    20/07/2020    05/09/2020   
Maio    27/07/2020    19/09/2020   
Junho    03/08/2020    03/10/2020   
Julho    10/08/2020    17/10/2020   
Agosto    24/08/2020    17/10/2020   
Setembro    31/08/2020    31/10/2020   
Outubro    08/09/2020    31/10/2020   
Novembro    14/09/2020    14/11/2020   
Dezembro    21/09/2020    14/11/2020 

 

Auxílio emergencial  

Mês de aniversário  Dia do depósito 
Janeiro e fevereiro  27 de junho 
Março e abril  30 de junho 
Maio e junho  1º de julho 
Julho e agosto  2 de julho 
Setembro e outubro  3 de julho 
Novembro e dezembro  4 de julho 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.