Humanos poderão voltar a ter dentes perdidos? Ciência no Japão parece magia

A perda de dentes sempre foi tratada com próteses ou implantes, mas isso pode mudar em breve.

Pesquisadores no Japão estão desenvolvendo um medicamento capaz de fazer crescer um novo dente naturalmente, marcando assim, uma revolução.


O que está por trás da descoberta

O estudo tem à frente o Dr. Katsu Takahashi, do Kitano Hospital’s Medical Research Institute. A equipe descobriu que, ao bloquear a proteína USAG-1, responsável por limitar o crescimento de dentes extras, é possível ativar o surgimento de uma nova dentição.

Nos experimentos com camundongos, os resultados foram positivos: os animais conseguiram formar novos dentes sem complicações. Porém, o próximo passo será iniciar os ensaios clínicos em humanos, previstos para os próximos anos.

A ideia da “terceira dentição”

Cientistas acreditam que os humanos ainda possuem botões dentários latentes. Contudo, eles seriam muitas vezes comparados a uma “terceira dentição” que permanece adormecida.

A pesquisa busca justamente ativar esse potencial biológico.

Esse conceito se inspira, principalmente, em animais como tubarões e elefantes, que conseguem substituir dentes ao longo da vida de forma natural. Se o mesmo mecanismo se aplicar em humanos, o impacto será transformador.


Quando o tratamento pode chegar ao público?

A expectativa é que o medicamento esteja disponível até 2030. Assim, oferece uma alternativa inédita a milhões de pessoas que perdem dentes por idade, acidentes ou doenças.

Aliado a avanços em regeneração de tecidos dentários e ósseos, esse tratamento pode eliminar a dependência de próteses e implantes, tornando o processo de recuperação muito mais natural e duradouro.

Se os testes em humanos confirmarem os resultados de testes em animais, estaremos diante de uma nova era nos cuidados com a saúde bucal.

Então, o sonho de recuperar dentes perdidos de forma natural pode estar a menos de uma década de distância.

Moysés BatistaMoysés Batista
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.