Governo do Paraná libera app para solicitar seguro desemprego e conferir vagas abertas

Trabalhadores do Paraná ganham ferramenta online para solicitar seguro desemprego. Mediante a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho decretou o fechamento das agências do trabalhador e está orientando os cidadãos a resolverem suas pendências via plataformas digitais

Governo do Paraná libera app para solicitar seguro desemprego e conferir vagas de emprego (Imagem: Reprodução - Google)
Governo do Paraná libera app para solicitar seguro desemprego e conferir vagas de emprego (Imagem: Reprodução – Google)

Quem quiser se candidatar a vagas de emprego ou então solicitar algum pagamento, deve fazer isto por meio do aplicativo Sine Fácil. O serviço é gratuito e já está disponível.  

Visando evitar o contágio do vírus, a administração pública passou a reformular a aplicação de alguns serviços. Desse modo, para se candidatar a vagas ou fazer a solicitação do seguro desemprego, além do app, o trabalhador deve acessar o site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo próprio site da Secretaria da Justiça (www.justica.pr.gov.br/trabalho). 

Como utilizar a plataforma 

No Sine Fácil o procedimento é simples. Basta criar um cadastrado através de sua documentação social e solicitar o QRCode de validação por meio do chat do trabalhador. O atendimento vem sendo feito realizado pela secretaria e tem resposta automática. 

“O Chat do Trabalhador é um canal de comunicação e orientação entre os trabalhadores e os profissionais das Agências do Trabalhador nos momentos de dificuldade durante o passo a passo nas ferramentas digitais, e pode ser usado não só para gerar este QRcode, como para qualquer outra dúvida relacionada a trabalho”, afirmou o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Eder Colaço.  

Solicitação do seguro desemprego 

No caso da solicitação do seguro desemprego, o usuário deve baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O procedimento está explicado logo abaixo:  

  • Baixar gratuitamente o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store ou Apple Store;  
  • Depois fazer o cadastro no portal www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho e criar um “login” e senha;  
  • Acessar os serviços digitais para o Seguro-desemprego, e selecionar a opção Requerer o Seguro-desemprego;  
  • Na tela seguinte, clicar na função Solicitar Seguro-desemprego;  
  • Informar o número do Requerimento do Seguro-desemprego fornecido pelo empregador e clicar em localizar;  
  • Conferir se as informações estão corretas, concordar com os termos e clicar em concluir;  
  • Confirmar a solicitação do benefício;  
  • Na etapa seguinte irá aparecer a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o benefício, como a quantidade e o valor das parcelas, e as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.