Durante esta pandemia, o repasse do Bolsa Família foi substituído para algumas beneficiários, pelo pagamento do auxílio emergencial. Em algumas situações os inscritos no programa foram alvo de golpes.
De acordo com a reportagem divulgada pelo RJTV, da Rede Globo, algumas famílias tiveram o valor sacado antes mesmo do prazo estabelecido pelo calendário oficial do programa. Sendo desta forma, alguém retirou o valor antes do oficial.
Uma das beneficiárias ouvidas pela reportagem destacou que ao entrar em contato com o gerente da Caixa, o mesmo esclareceu que o cartão tinha sido clonado.
“Outras pessoas foram chegando com o mesmo problema. Disseram que eu tenho que esperar de 5 a 10 dias, mas eu preciso do dinheiro”, finalizou.
Em resposta, a Caixa Econômica Federal detalhou que já está atuando juntamente com os órgãos de segurança para diminuir os riscos de fraudes na concessão do benefício do Bolsa Família, a fim de garantir um nível adequado de segurança no pagamento.
Ainda destaca que sob qualquer suspeita de crime, a Polícia Federal será acionada e receberá todas as informações necessária para realizar as investigações e intervenções.
Caixa pontua que as informações sobre eventos criminosos são repassadas exclusivamente às autoridades policiais, e ressaltou que, através de nota enviada a reportagem da TV Globo, que presta “irrestrita colaboração nas investigações”.
Nos casos em que os recebedores do auxílio emergencial tiverem algum problema, será necessário contestar o não recebimento diretamente na própria agência. Se for avaliado que exite uma irregularidade no recebimento, como saque fraudulento, beneficiário será ressarcido.
Por fim, a Caixa desta que informações sobre o programa devem ser preenchidos exclusivamente nos aplicativos e sites oficiais. O envio destas informações por SMS ou Whatsapp não deve ser realizado.
Atualmente a Caixa atua em frente de retirada de dúvidas e solução de problemas do Auxílio Emergencial, exclusivamente, pelos seguintes canais oficiais: o site auxilio.caixa.gov.br, o telefone 111 e o aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial