Atenção, vítimas da fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir da próxima sexta-feira (30/05), as agências dos Correios começarão a atender os aposentados e pensionistas que não possuem acesso à tecnologia e querem pedir a devolução do valor descontado indevidamente.
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR
Segundo a Agência Brasil, o presidente do INSS disse que o atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm.”
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre o INSS, confira.
Como ser atendido nas agências dos Correios?
- Vá até uma agência dos Correios: o aposentado ou pensionista deve se dirigir pessoalmente à agência mais próxima;
- Levar documento oficial com foto, como RG, CNH ou carteira de trabalho.
Se o beneficiário estiver acamado ou com dificuldade de se locomover, uma terceira pessoa pode ir no lugar dele, desde que apresente uma procuração válida (não precisa ser pública) e o documento de identificação do procurador.
O procurador não pode alterar dados cadastrais. A visita serve apenas para consultar se houve desconto no benefício. O atendente dos Correios irá:
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Acessar o sistema;
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Verificar se houve desconto;
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Informar de qual associação foi feito o desconto e se foi autorizado;
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Gerar e entregar um protocolo com número, data e horário.
Como pedir o ressarcimento dos descontos do INSS?
As vítimas dos débitos associativos não autorizados já podem solicitar o ressarcimento. O órgão disponibilizou a opção através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
- Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
- Informe seu CPF e senha para fazer o login;
- No campo “Do que você precisa?”, digite: “Consultar descontos de entidades”;
- Caso existam descontos registrados, marque se foram ou não autorizados por você;
- Preencha com seu e-mail e telefone de contato;
- Marque a opção declarando que os dados informados são verdadeiros;
- Clique no botão “Enviar Declarações”;
- Aguarde a resposta: as entidades terão até 15 dias para analisar e responder.
Outras imformações estão disponíveis no FDR.