Foi descontado indevidamente? Veja como reclamar de descontos do INSS nos Correios

Atenção, vítimas da fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir da próxima sexta-feira (30/05), as agências dos Correios começarão a atender os aposentados e pensionistas que não possuem acesso à tecnologia e querem pedir a devolução do valor descontado indevidamente.

Foi descontado indevidamente? Veja como reclamar de descontos do INSS nos Correios
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

Segundo a Agência Brasil, o presidente do INSS disse que  o atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido. A gente tem uma outra demanda, uma outra finalidade para essas agências da previdência social. Mesmo porque a gente não tem a capilaridade que os Correios têm.”

Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre o INSS, confira.

Como ser atendido nas agências dos Correios?

  • Vá até uma agência dos Correios: o aposentado ou pensionista deve se dirigir pessoalmente à agência mais próxima;
  • Levar documento oficial com foto, como RG, CNH ou carteira de trabalho.

Se o beneficiário estiver acamado ou com dificuldade de se locomover, uma terceira pessoa pode ir no lugar dele, desde que apresente uma procuração válida (não precisa ser pública) e o documento de identificação do procurador.

O procurador não pode alterar dados cadastrais. A visita serve apenas para consultar se houve desconto no benefício. O atendente dos Correios irá:

  • Acessar o sistema;

  • Verificar se houve desconto;

  • Informar de qual associação foi feito o desconto e se foi autorizado;

  • Gerar e entregar um protocolo com número, data e horário.

Como pedir o ressarcimento dos descontos do INSS?

As vítimas dos débitos associativos não autorizados já podem solicitar o ressarcimento. O órgão disponibilizou a opção através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

  • Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Informe seu CPF e senha para fazer o login;
  • No campo “Do que você precisa?”, digite: “Consultar descontos de entidades”;
  • Caso existam descontos registrados, marque se foram ou não autorizados por você;
  • Preencha com seu e-mail e telefone de contato;
  • Marque a opção declarando que os dados informados são verdadeiros;
  • Clique no botão “Enviar Declarações”;
  • Aguarde a resposta: as entidades terão até 15 dias para analisar e responder.

Outras imformações estão disponíveis no FDR.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).